João Pessoa tem previsão de chuva até o próximo sábado, aponta Inpe
As chuvas de verão, que ontem deram os primeiros sinais em João Pessoa, seguirão acima de 60% até o próximo sábado, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As maiores incidências devem ocorrer hoje, amanhã e sábado, com 90% de previsão de tempo chuvoso. Na sexta-feira, a previsão é de 63%.
Segundo a previsão numérica de tempo estendida, com previsão ampliada até o dia 29 de janeiro, as chuvas com maior probabilidade ocorrem apenas no dia 27 de janeiro. Nos demais dias, a estimativa é de 5% de precipitações.
Entre as cidades que formam a Região Metropolitana de João Pessoa, também aparecem com aparecimento de chuvas até o sábado, os municípios de Cabedelo e Lucena. Rio Tinto aparece com alta probabilidade de chuvas até a sexta-feira; Bayeux tem previsão de precipitações de maior incidência até a quinta-feira; Conde tem 90% de possibilidade de precipitações nesta quarta-feira e no sábado; Santa Rita, Cruz do Espírito Santo e Mamanguape possuem nesta quarta e quinta-feira.
Além das chuvas nas cidades da Região Metropolitana, mais oito cidades paraibanas possuem alertas para intensas chuvas em cidades do Sertão paraibano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades de Cajazeiras, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Conceição, Monte Horebe, Santa Helena, Santa Inês e São José de Piranhas podem receber chuvas podem atingir de 20 e 30 mm/dia ou até 50 mm/dia, com ventos fortes de 40 a 60 km/h.
O alerta do Inmet é válido até às 10 horas desta quarta-feira, no entanto, pode ser renovado a depender das condições climáticas.
O Instituto recomenda que a população não procure abrigo debaixo de árvores, em decorrência do risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda que representem algum risco. O cuidado com o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também é recomendado.
Jornal A União