João Pessoa terá manifestação neste 8 de janeiro, na Lagoa, em defesa da democracia
Movimentos sociais e partidos progressistas programaram para amanhã (segunda-feira,8) uma manifestação na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, em comemoração à democracia e contra os atos de 8 de janeiro do ano passado.
Em Brasília, vai ser realizado o ato “Democracia inabalada”, unindo os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. O governador João Azevêdo participará da manifestação, mas governadores de oposição ao governo Lula se esquivam do convite.
O governador deu declarações à imprensa sobre os motivos de participar da manifestação em Brasília. “O que se fará neste dia 8 de janeiro é a ratificação da nossa posição, intransigente da defesa da Democracia. Nós não podemos aceitar retrocessos e não tenho dúvida que pela forma com que o presidente Lula fez a gestão deste país ao longo de 2023, não houve e não haverá, evidentemente, extinção de posições extremistas, mas houve um arrefecimento dessas colocações. Você sente hoje que o clima é muito mais leve do que estava quando terminaram as eleições passadas”, comentou.
Livro recente
Felipe Nunes é cientista político e também trabalha como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No final do ano, ele lançou o livro Biografia do Abismo – Como a Polarização Divide Famílias, Desafia Empresas e Compromete o Futuro do Brasil (editora HarperCollins), escrito em parceria com o jornalista Thomas Traumann.
A publicação descreve que as posições políticas passaram a ser parte da identidade de cada brasileiro, e na última eleição presidencial o país “viveu a consolidação de um processo de polarização extrema” – quando se “calcificou” o mecanismo de escolha do voto, “em que os interesses perderam força para as paixões.”
Da redação
Foto: Janio Alves/Reprodução/Flickr