+
Notícias urgentes

John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton recebem Prêmio Nobel de Física por suas contribuições ao Aprendizado de Máquina

Os professores John J. Hopfield, da Universidade de Princeton, e Geoffrey E. Hinton, da Universidade de Toronto, foram agraciados com o Prêmio Nobel de Física deste ano. Suas pesquisas estabeleceram as bases do Aprendizado de Máquina, hoje fundamentais para a Inteligência Artificial.

Hopfield é conhecido por desenvolver uma memória associativa capaz de armazenar e reconstruir imagens e padrões em grandes conjuntos de dados. Hinton, por sua vez, criou um método que permite a identificação autônoma de características em dados, facilitando tarefas como o reconhecimento de elementos em imagens.

Este é o segundo Nobel concedido em 2023. Na segunda-feira (7), Victor Ambros e Gary Ruvkun foram laureados com o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre o microRNA e seu papel na regulação genética pós-transcricional.

A pesquisa da dupla revelou como as informações contidas nos cromossomos estão ligadas ao desenvolvimento celular. A regulação genética permite que cada célula siga instruções específicas, ativando apenas um conjunto determinado de genes. O microRNA, descoberto por Ambros e Ruvkun, é a chave para esse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.