Jornalista Janaína Araújo lança livro de poesias em João Pessoa
A jornalista e escritora Janaína Araújo estreia na poesia com o livro Caçadora de Pedras e Cobras, publicado pela Editora Dromedário. O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 19h, na Casa Caratelli, em João Pessoa (Rua Maria Loureiro França, 45, Cabo Branco).
Com versos caudalosos e envolventes, Janaína Araújo apresenta uma poesia que é leve como o assobio dos ventos, mas também um soco visceral. Em sua obra inaugural, a autora mergulha nas experiências do feminino, trazendo reflexões sobre os prazeres, desafios e dores que atravessam a trajetória das mulheres, desde a infância até a menopausa.
“Este livro trata da honestidade do corpo e de entrar em contato com a nossa natureza livre”, afirma Janaína Araújo, que se aventura pelo campo da poesia com um olhar orgânico e autêntico. A obra traz um eu-lírico que renasce e se revela, dança, brinca, ama e goza sem pudor, refletindo a força do feminino em suas formas mais puras: revelação, mistério, dor e delícia.
O prefácio é assinado pela jornalista Angélica Lúcio, que destaca a intensidade e verdade da poesia de Janaína, comparando sua obra ao sagrado feminino presente em fábulas como as analisadas por Clarissa Pinkola Estés (Mulheres que correm com os lobos) e às histórias contadas por Eve Ensler (Os Monólogos da Vagina). Já a leitura crítica e a preparação do texto ficaram a cargo da poetisa Marília Valengo.
Ao longo das páginas de Caçadora de Pedras e Cobras, o leitor é convidado a um mergulho profundo na essência do feminino. Um lago, um rio, um oceano de memórias, experiências e forças ancestrais. A poesia de Janaína é um convite à liberdade, às delícias do corpo e à coragem de viver o prazer e as verdades da própria história.
O evento será aberto ao público e contará com a presença da autora, que também compartilhará momentos especiais de leitura e bate-papo sobre o processo criativo do livro. Uma noite de celebração da poesia, da arte e do feminino.
O projeto do livro Caçadora de Pedras e Cobras é realizado com recursos do Governo Federal, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do governo da Paraíba. O livro conta ainda com o apoio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.
Além do lançamento, o projeto incluiu encontros de escrita criativa com grupos de mulheres nas cidades de Monteiro e Sumé. Foram realizados 7 encontros com o grupo de leitura Clube do Livro As Literárias, que reúne mais de 20 mulheres que se encontram regularmente para ler e compartilhar experiências literárias.