+
CidadeNotícias urgentes

Laboratório da UFPB no ranking de instituições com melhores projeções das contas do governo

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das instituições que melhor projetou os resultados das contas públicas anuais do governo federal em 2022.

O ranking das instituições que fizeram os prognósticos mais assertivos foi divulgado no início de fevereiro pelo sistema Prisma Fiscal, do Ministério da Fazenda, que apresenta as expectativas de mercado para importantes tópicos ligados à situação fiscal brasileira e destaca as instituições que apresentam maior precisão em suas projeções.

Na categoria ‘Resultado Nominal do Governo Central’, o Labimec/UFPB alcançou o terceiro e quinto lugares, respectivamente, nas projeções de curto e de longo prazo. Ainda nos prognósticos de longo prazo, o laboratório também foi reconhecido na categoria ‘Arrecadação das Receitas Federais’, na qual conquistou o terceiro lugar.

A equipe responsável pelos cálculos é formada por Breno da Silva Araujo Pereira, Cássio Nunes dos Anjos e Hyolitta Adrielle Costa Araújo, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPB. Os discentes são orientados pelos professores Cássio Besarria, Diego Pitta de Jesus e Rennan Kertlly de Medeiros.

“Esta conquista reflete a qualidade da equipe do Labimec, bem como do Programa de Pós-Graduação de Economia da UFPB. Ficamos felizes em poder contribuir com as projeções fiscais do Ministério da Fazenda, e que possamos nos manter entre os melhores, para fortalecimento da nossa Instituição”, afirma o professor Cássio Besarria, coordenador do Labimec.

Sobre o Labimec

Desde sua fundação, em 2018, o Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), realiza pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas. Para saber mais sobre o projeto, acesse a página https://www.ufpb.br/labimec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.