Mais de 5 toneladas de resíduos eletrônicos foram coletados pela Emlur, de janeiro a maio deste ano
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletou mais de cinco toneladas de resíduos eletrônicos no período de janeiro a maio deste ano. O descarte deste tipo de material nas ruas ou junto ao lixo domiciliar pode causar explosões e danos às pessoas. Portanto, essa forma de despojo é ilícita e punível com multa, de acordo com o Código de Posturas do Município de João Pessoa.
Segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, “temos, no Brasil, uma política de logística reversa, que responsabiliza os produtores e revendedores dos eletrônicos. As grandes varejistas têm seus pontos de descarte de materiais, e a Emlur contribui com a causa, disponibilizando dois locais para recebimento dos equipamentos.” A população pode descartar os resíduos eletrônicos na própria sede da Emlur ou no Centro-Dia, localizado na frente do Parque Arruda Câmera, conhecido como a Bica.
Ainda, a Emlur possui convênio com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), que recolhe os equipamentos coletados pela Emlur e os encaminham para polos de desmontagem e mineração dos materiais, que são utilizados como matéria-prima para as indústrias.