Mais uma ação vem fortalecer crianças e adolescentes
Agora é a vez das crianças e dos adolescentes serem fortalecidos e terem também órgão oficial para cuidar deles e, diga-se de passagem, já não era sem tempo, haja vista a violência que imperam para estas duas categorias que, aliás, são vítimas contumaz de algozes em busca de presas, e crianças e adolescentes são alvo constantes. Em sendo assim, a prefeita Karla Pimentel não pensou duas vezes e disponibilizou uma ação para debater este assunto, por meio da Secretaria e Ação Social (Setras), que tem à frente Sheilla Barbosa.
Para isso se tornar realidade, a Câmara Municipal sediou em março o I Fórum Municipal de Fortalecimento da Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, o proposito desse primeiro passo foi em trazer para o debate todos os órgãos instalados no município, incluindo na rede de proteção e prestação de serviços ao grupo etário de 0 a 18 anos, com a interveniência de especialistas da área e instituições privadas, estaduais e federais Vale lembrar que o fórum é uma iniciativa pioneira em Conde.
Na ocasião, estavam estavam as seguintes autoridade, a juíza da Comarca de Conde, Lessandra Torres; os vereadores Daniel Júnior e Josinaro Moizinho; as secretárias de Trabalho e Ação Social, Scheilla Barbosa; de Educação, Cultura e Esporte, Kaline Barboza; de Saúde, Vanessa Cintra; de Turismo, Marília Melo; e o comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Sérgio Carneiro.
Em sua fala, Lessandra Torres enalteceu o serviço prestado pelos presentes à sociedade condense: “Cada criança que é acolhida, que recebe educação, que estuda, que se forma, é uma criança a menos nas ruas, um adulto em menor situação de vulnerabilidade e menos propício a prática de delitos”, pontuou.
“Cada criança que a gente consegue acolher e dar amor, orientar, é um adulto que um dia também vai ser pai e saber dar educação e amor para seus próprios filhos”, acrescentou a juíza.
Scheilla ressaltou que o encontro “é um momento histórico para o município”. Ela ainda destacou que os presentes participaram de “um debate salutar que realçou a essência do trabalho da assistência social que acompanha e desenvolve ações, analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos que viabilizam o direito da população e seu acesso às políticas públicas.”
Os organizadores avaliaram positivamente o encontro e pretendem realizar novas rodadas de debates ainda este ano. Vale lembrar que o objetivo do fórum é fortalecer os equipamentos da Setras, CREAS E CRAS, e os atendimentos às crianças e adolescentes condenses com o apoio das Secretárias de Saúde e Educação, bem como o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Conde (CMDCA) e vereadores da Casa Comendador Cícero Leite.
Transcrição do blogfatimacardoso