Ministro Wellington Dias chega a JP para assinar Pacto contra fome
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, chega nesta segunda-feira a João Pessoa para a assinatura de Protocolos de Intenções para promoções dos Pactos Contra a Fome e de Emancipação Socioeconômica, além de assinaturas de investimentos para o PAA Alimento e PAA Leite. A agenda terá início às 10h e será realizada na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, a proposta do Governo Federal tem duas vertentes. A primeira, tem o objetivo de garantir empregabilidade para os paraibanos que possuem o CadÚnico do Bolsa Família. O público alvo são aqueles que têm entre 18 e 64 anos e estão desempregados.
A segunda vertente diz respeito ao mesmo público, mas dessa vez fomentando o empreendedorismo, onde essas pessoas receberão recursos para direcionar seus próprios negócios. “A maior proposta é que essas pessoas consigam ser inseridas no mercado, porque o maior programa social é a carteira de trabalho”, afirmou Pollyana Dutra, em entrevista ao jornal A União.
Além disso, a secretária comentou sobre o público que será beneficiado na Paraíba. Cerca de 710 mil famílias possuem o Bolsa Família no Estado. “E quando a gente vai computar isso em pessoas, mais de R$ 1,7 bilhão pessoas na Paraíba estão dentro desse cadastro. É uma pactuação entre o governo federal e o Governo do Estado que entra como um grande articulador na classe empresarial para que essas empresas possam disponibilizar na sua empregabilidade essas pessoas”, disse a secretária.
Pollyana Dutra enfatizou que, mesmo beneficiados com os programas sociais, essa população não perderá o benefício do Bolsa Família por, pelo menos, o período de 24 meses. A secretária de Desenvolvimento Social afirmou que essa é uma forma de garantir segurança para essas famílias e, ao mesmo tempo, quebrar ciclos de pobreza.
“Essas famílias vão ter essa certeza que vão ter acesso à carteira de trabalho e também vão ter a garantia de ainda ficar com Bolsa Família. Porque a ideia é que essas pessoas quebrem ciclos de pobreza e também possam, no futuro, sair da dependência da plataforma dos programas assistenciais do Governo Federal”, comentou.
Segundo a secretária comentou, ainda, que além de participar da solenidade ao lado do governador João Azevêdo, o ministro fará uma uma visita à Fundação Padre Zé com a população de rua e depois uma visita a empresas que se comprometerão com a assinatura de pactos de intenções voltadas à empregabilidade do público vulnerável da Paraíba.
Sobre os Pactos
Os pactos contra a fome e de emancipação Socioeconômica terão o objetivo de promover ações de combate à insegurança alimentar em parceria com o Governo do Estado e promover a inserção no mercado de trabalho e capacitação profissional do público atendido pelo CadÚnico, inscrito no Programa Bolsa Família (PBF).
A intenção é que, por meio da oferta de oportunidades provenientes dessas parcerias, mais de 710 mil famílias atualmente atendidas pelo PBF no estado tenham a alternativa de iniciarem sua trajetória profissional, emancipando-se, aos poucos, dos programas de assistência e trilhando caminhos de desenvolvimento. Já o Programa de Aquisição de Alimentos e o PAA Leite terão anúncio de investimentos que ultrapassarão a ordem dos R$ 10 milhões de reais.
Iluska Cavalcante, para o Jornal A União