Morre Guarany Viana, um dos fundadores da Cagepa, vítima de câncer
Morreu aos 80 anos, vítima de câncer, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (SEIRHMA), Guarany Marques Viana, um dos fundadores da Cagepa. O velório teve início às 10h, no cemitério Parque das Acácias, no Bairro José Américo, em João Pessoa, onde também foi sepultado. O engenheiro Guarany Viana faleceu neste domingo (24), no dia de seu aniversário.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, lamentou a perda do seu chefe de gabinete. “Sem dúvida uma perda irreparável de uma vida inteira dedicada ao serviço público da Paraíba. Já o conhecia há bastante tempo, fomos diretores durante seis anos na Cagepa. Uma pessoa que tinha muito a oferecer à Paraíba. Que Deus possa confortar a família e recebê-lo”.
A secretária executiva da Seirhma Virgiane Melo disse que “Dr. Guarany foi um grande mestre. Uma pessoa que me ensinou muito e ajudou, enquanto profissional recém chegada ao serviço público, ele mostrou caminhos e a importância de trabalhar no serviço público e prestar serviço à população. Ele era uma pessoa íntegra, inteligentíssima, de um coração muito humano, que contagiava a quem chegava perto dele. Hoje é um dia triste, mas lembramos sua felicidade, seu comprometimento com o serviço público e sua passagem pela terra como um grande homem”. Destacou Virgiane.
Breve Currículo – Natural de Campina Grande, o engenheiro civil Guarany Marques Viana era servidor efetivo da Cagepa e estava na função de chefe de gabinete da Seirhma, desde fevereiro de 2011. Foi um dos fundadores da Cagepa, onde atuou como gerente de projetos, assessor de Planejamento, diretor técnico, diretor de Expansão, diretor de Operação e presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba.
Na Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), exerceu a função de superintendente. Foi diretor técnico da Empresa de Urbanização da Borborema (Urbema), secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, diretor geral da Secretaria de Saneamento e Habitação da Paraíba e Coordenador de Planejamento da Secretaria Nacional de Saneamento.
Cursou o 1° Grau no Grupo Escolar Solon de Lucena (curso primário), em Campina Grande e completou-o no Colégio Diocesano de Patos, onde também concluiu o Curso Ginasial. Cursou o 2° Grau no Liceu Paraibano, em João Pessoa.
Concluiu o Curso de Engenharia Civil na Escola de Engenharia da Universidade Federal da Paraíba e realizou especialização na área de Engenharia Sanitária na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Estagiou na Área de Saneamento nos Estados Unidos como bolsista da USAID e, como bolsista da CEPAL, realizou o Curso Especial de Desenvolvimento Econômico. Possui MBA na área de Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental.
Como Professor, lecionou no CCT/UFPB diversas disciplinas, destacando-se: Mecânica Racional, Mecânica dos Fluídos, Portos, Hidráulica e Sistemas de Abastecimento de Água, tendo ainda sido membro do conselho universitário da UFPB.
Nas instituições de classe foi Fundador e Presidente da ABES-PB, Diretor do CREA, Diretor do Clube de Engenharia, Secretário Geral da ABES Nacional e Diretor do Board of Control da Water Environmental Federation (WEF) e da Divisão de Consultoria, Serviços, Equipos y Materiales (DIOCE) da AIDIS.