MPE pede cassação de Tacyanna Leitão e do vice
O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a prefeita eleita de Bayeux, Tacyanna Leitão (PSB), o vice-prefeito Luciano do Impacto Som (PSB) e a vereadora Pastora Anunciada (PSB), em que pede a cassação dos diplomas e a inelegibilidade dos três por abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral.
Segundo a promotora, houve uso indevido da Prefeitura de Bayeux, por parte da prefeita Luciene Gomes (Republicanos), com exoneração de servidores por motivação política, promessas de contratações e condicionamento de serviços públicos de saúde ao voto em Tacyanna.
O juiz Bruno Cesar Azevedo Isidro, da 61ª Zona Eleitoral de Bayeux, notificou ontem (quinta-feira, 19) os envolvidos, dando prazo de cinco dias para apresentar defesa.
Outro lado
Procurada pelo Jampa News, para se pronunciar sobre essa ação judicial, a assessoria da prefeita eleita enviou a seguinte nota: “Tacyanna Leitão foi eleita prefeita com 28.090 votos, o que representa mais de 50% do votos válidos de Bayeux, para governar a partir de 1° de janeiro de 2025. Tacyana não exerce nenhum mandato eletivo e nunca ocupou cargo público em Bayeux, e por isso tem confiança na Justiça de que a ação ora proposta pelo Ministério Público não prosperará e que a vontade da população de Bayeux prevalecerá”.