Números da pandemia nas últimas 24 horas revelam o avanço da doença no estado mesmo com todas as medidas restritivas do Governo; 439 casos foram confirmados na PB
Bastam os números para confirmar o acerto das medidas tomadas pelo Governo do Estado para enfrentar a aceleração da curva ascendente do coronavírus na Paraíba.
Nas últimas 24 horas 439 novos casos foram confirmados no Estado mostrando que as previsões sobre o pico da pandemia para a segunda quinzena de maio estavam corretas e que as medidas preventivas podem ter reduzido o surto mesmo criando toda sorte de dificuldades para a economia estagnada desde que a doença se alastrou pelo mundo.
Impelido pela enorme responsabilidade social de evitar o colapso da estrutura de saúde do estado, enfrentando ainda o radicalismo produzido pelo antagonismo politico que viceja desde que a Direita derrubou Dilma do Governo e instalou seu capitão de nau catarineta para conduzir o país atabalhoadamente, acrescido da atividade criminosa de oportunistas políticos, apostando no quanto pior melhor, o governador vem conduzindo com serenidade a luta para não perder o controle da situação diante da exaltação de ânimos como ocorreu ontem na porta da Granja Santana onde uma turba resolveu peitar sua autoridade.
Mentes mais lúcidas da construção civil concordam com as medidas tomadas e reconhecem que os canteiros de obras já apresentaram suas vítimas, mas não na intensidade revelada pela prefeitura onde 47 operários teriam dado positivo para o coronavírus em uma obra que empregava 80 trabalhadores.
Esses dados confusos e imprecisos teriam inspirado as medidas restritivas no setor e as entidades representativas apelam para que haja uma reflexão das autoridades, evitando que a necessidade venha matar mais do que a pandemia.
Iniciativas como a carreata de ontem estão impregnadas de radialismo e oportunismo politico dos mais degradantes e não levam a soluções que possam amenizar a situação de caos, que atravessa o país e o estado, atendendo apenas aos interesses mais degradantes de abutres, alguns munidos de microfones, que defendem só e somente os ganhos que sua nefasta trajetória colheu.
Boletim
A Paraíba registrou nesta segunda-feira (18) 4.786 casos de coronavírus, 439 confirmações a mais em 24 horas, maior número de casos confirmados em um dia desde a primeira confirmação no estado, no dia 18 de março. Mais 13 mortes foram registradas em um dia, totalizando 207 em todo o estado. Os dados mostram que 1.462 pessoas se recuperaram da Covid-19, doença provocada pelo novo vírus.
Resumo | Últimas 24h na Paraíba
Confirmados: 4.786 (eram: 4.347)
Descartados: 5.356 (eram: 5.006)
Cidades atingidas: 141 (eram: 136)
Dentre os casos confirmados:
Recuperados: 1.462 (eram: 1.171)
Mortos: 207 (eram: 194)
Internados: 256 em enfermarias + 161 em UTIs = 417 (eram: 405)
Em casa: 2.700 (eram: 2.577)
Dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos ativados em todo o estado, 74% estão ocupados. Na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), a taxa de ocupação de UTI para adultos é de 88%; em Campina Grande, 83%.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 13 mortes foram confirmadas entre esse domingo (17) e esta segunda (18), referentes a pacientes com idades entre 20 e 88 anos, sendo 8 homens e 5 mulheres.