CulturaCultura/Lazer

O Rasga Rua, romance de Paulo Vieira, será lançado pela Editora A União nesta terça-feira (17)

A Editora A União lança nesta terça-feira (17), às 19h, na Livraria A União, o livro O Rasga Rua, de autoria do romancista, dramaturgo, ator e diretor de Teatro, Paulo Vieira de Melo. O lançamento vai contar com leitura encenada de trechos do romance feitas pelo autor e pela atriz Suzy Lopes. A Livraria A União fica localizada no térreo do Espaço Cultual José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

Paulo Vieira conta que o romance, que tem ilustração de Bruno Chiossi, foi escrito há 30 anos. “Escrevi há 30 anos, mas somente agora me deu vontade de publicar. Não por outro motivo, mas porque a história ficou muito marcada na minha trajetória pessoal. Na verdade, quando estou falando supostamente de Antônio, que faleceu recentemente, estou na verdade falando de mim, das minhas referências de infância. Muito do que acontece com a personagem são coisas que aconteceram comigo, na minha vivência de garoto de subúrbio, e que tinha uma infância absolutamente livre entre a floresta, a mata atlântica e as lagoas lá de Oitizeiro. Então é um livro que tem referências muito pessoais e isso me toca de alguma maneira”.

O autor diz ainda que, aparentemente, a narrativa é apenas sobre Antônio, mas que, na verdade, “trata-se de uma história de amor entre um mendigo e uma prostituta”. Sobre o processo de escrita do livro, ele explica que “para escrever primeiro preciso sentir a paixão da escrita, a paixão pelo que estou fazendo, e depois entram os outros elementos, mais racionais. Para escrever eu preciso de um impulso irracional que é absolutamente sensível e pessoal e que se trata realmente da paixão para que eu consiga alcançar o jogo da escrita”.

A publicação é apresentada pelo editor, Alexandre Macedo, como um romance instigante, com uma clara inspiração em tipos populares que permeiam as ruas e becos das grandes cidades e causam um misto de sentimentos nos transeuntes. “O autor Paulo Vieira de Melo consegue dar um ritmo próprio à sua narrativa através de um relato detalhado do universo onde a história acontece e, ao mesmo tempo, com o descortinamento dos personagens por meio das suas ações, sentimentos e modos de vida. O protagonista da trama é apresentado como um ser ímpar e desperta, a cada página, o interesse pela sua interessante e sinuosa caminhada, cheia de sonhos, desencontros, encantamento e magia”.

Sobre o autor – Paulo Vieira é romancista, dramaturgo, ator e diretor de Teatro. Recebeu vários prêmios nacionais como dramaturgo e diretor. É professor aposentado da UFPB. Escreveu diversos textos para Teatro, entre os quais destacam-se AnaydeNoite EscuraNão se incomode pelo carnaval e Lata Absoluta. Publicou os romances O Ronco da Abelha(Beca), O Peregrino (Fundação Casa de José Américo) e O Voo da Borboleta Negra (Funesc), com o qual ganhou o prêmio José Lins do Rego de Literatura. Também tem publicações no campo acadêmico.

 

Imagem: Reprodução/A União/com fotos de Divulgação e Arquivo pessoal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.