+
Cultura/Lazer

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba é atração do Festival de Inverno de Dona Inês

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba é uma das atrações do I Festival de Inverno na Serra de Dona Inês, município situado no Brejo paraibano. O festival começa na próxima quarta-feira (30) e o concerto da orquestra jovem será no dia 1º de setembro (sexta-feira), às 19h, na Igreja Matriz, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e entrada gratuita.

O público que for prestigiar o festival terá a oportunidade de conferir a atuação da orquestra, que vai executar músicas de compositores renomados, como Vivaldi, Mozart e Brahms, encerrando o concerto com uma seleção de músicas nordestinas do Maestro Duda.

A apresentação começa com a execução do “Concerto alla Rustica em Sol Maior, RV 151”, do compositor italiano Antonio Vivaldi, e segue com o primeiro movimento da “Serenata Noturna, K 525”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart; “Dança Húngara n. 5”, de autoria do alemão Johannes Brahms, com orquestração de Albert Parlow, e “Caríssima”, do compositor inglês Edward Elgar.

Na sequência, os músicos da OSJPB vão tocar “Bojarenes Inntogsmarsj – Entrada Triunfal dos Boyars”, do norueguês Johan Halvorsen; “Sinfonieta n. 1”, do compositor brasileiro Samuel Krähenbühl, e “Marcha Radetzky”, do austríaco Johannes Strauss. O concerto será encerrado em clima nordestino, com “Seleção Luiz Gonzaga” e “O Melhor dos Xotes”, do regente, compositor, arranjador e instrumentista pernambucano, Maestro Duda, referência no cenário cultural do frevo.

O I Festival de Inverno de Dona Inês segue até 3 de setembro, com oficinas, exposições, palestras, teatro, cinema, moda e shows musicais, além de atividades diurnas como trilhas na natureza e rapel, visita a pontos turísticos e forró nas comunidades.

“Para nós, que fazemos o município de Dona Inês, vai ser uma honra receber a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Josenildo Fernandes da Silva. “E para a nossa população, esse evento tem um sabor muito especial, porque é a primeira vez que vem para Dona Inês um espetáculo desse porte”, completou.

“A gente está tendo o privilégio de proporcionar à população acesso a uma cultura de qualidade, então é muito importante essa parceria com o Governo do Estado, com a Funesc, que deu condições ao município de receber esse grandioso espetáculo”.

De acordo com o secretário, na cidade já existe uma grande expectativa para receber a orquestra. “Não apenas Dona Inês, mas as cidades circunvizinhas, pois daqui apenas quem recebeu esse tipo de espetáculo foi Bananeiras. Então, pela primeira vez, outro município se prontificou a trazer esse espetáculo para cá”, finalizou.

Este concerto em Dona Inês integra a programação do Projeto OSPB nos Bairros, criado com o objetivo de alcançar um público fora das salas de concerto, com apresentações em várias comunidades de João Pessoa e de cidades do interior do Estado, levando a música erudita e popular para as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ver de perto a atuação de uma orquestra. As igrejas são os espaços populares escolhidos para sediar essas apresentações.

O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar, Chico César e Santanna, o Cantador.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.