Paraíba se torna potência mundial em energia solar
A Paraíba inaugurou uma das maiores usinas solares do mundo, e entrou em destaque no cenário mundial de energia sustentável. Com 3,5 milhões de painéis solares e uma capacidade de 2,4 GW, o complexo solar de Santa Luzia, localizado no município de mesmo nome, transforma o estado em uma referência mundial.
A usina solar de Santa Luzia ainda está em fase final de construção, mas já opera desde o mês de abril deste ano. Quando estiver totalmente concluído, estima-se que o complexo terá a capacidade de fornecer energia suficiente para mais de 95% das residências da Paraíba, e até mesmo para outros estados do Brasil, em decorrência da sua conexão com o Sistema Integrado Nacional (SIN).
Este gigantesco empreendimento ocupa uma área de 5 mil hectares, dos quais 3 mil são dedicados exclusivamente à instalação dos painéis solares. Com um investimento total estimado em R$ 6 bilhões, a construção, iniciada há dois anos, já consumiu mais de R$ 1 bilhão.
A empresa responsável pelo projeto é a Rio Alto Energias Renováveis. Segundo o presidente e CEO da organização, Edmond Farhat, o complexo conta com mais de 3 milhões de painéis solares instalados em um espaço equivalente a, aproximadamente, 4 mil campos de futebol. Além disso, foram instalados trackers, dispositivos que modificam a posição em que os módulos solares ficam ao longo do dia, para aumentar a geração de energia no local.
O complexo solar da Paraíba tem 42 usinas, que juntas produzirão 58 MWp. Cinco dessas usinas já estão em operação desde abril. Edmond Farhat comparou a usina de Santa Luzia com o complexo solar de Coremas, também localizado na Paraíba, que possui 312 MW de potência e é um dos maiores do mundo. Coremas, no entanto, representa apenas 10% da extensão do novo complexo.
Atualmente, a Paraíba está entre os dez maiores produtores de energia solar do Brasil. Contudo, com a conclusão da usina de Santa Luzia, o estado deve subir para a 5ª posição, consolidando-se como um dos principais produtores nacionais de energia solar. O projeto serve como modelo de inovação e investimento em energias renováveis e, com a capacidade de transformar o cenário energético da região, a Paraíba está preparada para um futuro mais verde e sustentável.