Paraibana, presidente do BB está entre as mais poderosas do mundo na lista da Forbes
A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, está entre as executivas mais influentes relacionadas pela Forbes. A paraibana é um dos destaques da lista da Forbes das 100 Mulheres mais Poderosas do Mundo deste ano. A executiva estreou na 24ª posição e é a única brasileira do ranking.
Nos primeiros meses de 2023, a presença feminina diminuiu em alguns dos espaços de maior poder em empresas e governos no mundo todo. Entre janeiro e abril, as líderes políticas Sanna Marin, Jacinda Ardern e Nicola Sturgeon perderam ou deixaram suas posições nos governos da Finlândia, Nova Zelândia e Escócia. Susan Wojcicki deixou o cargo de CEO do YouTube após nove anos no comando. O mesmo fez Martina Merz, presidente-executiva do conglomerado alemão Thyssenkrupp. Cada uma delas foi substituída por um homem.
Na contramão dessa tendência, a paraibana Tarciana Medeiros assumiu em janeiro deste ano a presidência do Banco do Brasil, o segundo maior da América Latina.
A revista Forbes destacou o fato de Tarciana ter sido a primeira mulher a ocupar a presidência do Banco do Brasil em 215 anos. A publicação também ressaltou o fato de ela ser a única à frente de uma das empresas brasileiras da Forbes Global 2000, lista que reúne as maiores companhias de capital aberto do mundo, além de sua atuação no combate às mudanças climáticas.
De acordo com a revista, as escolhas levam em conta quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
Para as líderes políticas, também pesa o Produto Interno Bruto (PIB) e as populações dos países que lideram. Já para as chefes corporativas, são: receitas, avaliações e o número de funcionários. As menções na mídia e o alcance social foram analisados para todas.
https://www.terra.com.br/economia/presidente-do-banco-do-brasil-e-unica-brasileira-na-lista-da-forbes-de-mulheres-mais-poderosas-em-2023,d0270a13d8cb84954b00127b5265e411h9uvscrx.html?utm_source=clipboard
Foto: Divulgação/BB