Pescadores e devotos homenageiam São Pedro com carreata e procissão naval em Cabedelo
A Colônia dos Pescadores Z-2 realizou, nesse sábado (29), dia de São Pedro, a 102ª Procissão Naval em homenagem ao santo, padroeiro dos pescadores. O evento, já tradicional no calendário cultural e cristão de Cabedelo, está inserido no cronograma que comemora a Festa do Pescador na cidade.
A homenagem é organizada pelos integrantes da Colônia e devotos do santo e recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC).
O evento reuniu centenas de pessoas no decorrer da programação. A homenagem começou às 08h, com uma procissão que levou a imagem de São Pedro, da colônia até a Vila dos Pescadores, localizada no bairro de Jacaré, onde também ocorreu uma missa em homenagem ao santo.
Às 16h, a imagem seguiu em procissão naval até o terminal pesqueiro, onde fiéis esperavam pela chegada do santo com muita alegria, louvores e orações. A celebração culminou com uma missa na Capela de Santo Antônio.
“A festa de São Pedro é um momento especial de fé e tradição, em que muitas pessoas demonstram sua devoção ao padroeiro dos nossos pescadores! Nós da Colônia dos Pescadores Z2 nos dedicamos a manter a tradição da programação de São Pedro, com nossas procissões, a famosa barqueata e nossas missas. É com muita emoção que vivenciamos a cultura religiosa da nossa cidade”, disse o presidente da Colônia de Pescadores Z2, Ricardo Melo de Carvalho.
Entre os fiéis o momento era de muita emoção e fé.
As comemorações de São Pedro em Cabedelo são uma maravilha. Tem a parte religiosa e tradicional, durante o dia, que inclui carreata, barqueata, procissão e celebrações; e logo em seguida, tem a parte profana. Muita festa na colônia e na praça. Os pescadores merecem”, comentou a professora Maria da Guia, esposa de pescador.
“Estamos dando graças a São Pedro, mas acima de tudo orando a Deus por nossas famílias, para que permaneçam na proteção Divina e que Cabedelo sempre prospere principalmente na área da pesca. É uma manifestação que envolve a prefeitura, igreja e colônia de pescadores e nos últimos anos isso tem acontecido de forma respeitosa e tem dado muito certo”, afirmou Rosivaldo Carvalho, estivador e devoto de São Pedro.