Pesquisa comprova efetividade das vacinas na redução de 96,44% das mortes no Brasil por Covid-19
Deu no Jornal A União desta terça-feira:
Por Ana Flávia Nóbrega
Repórter de A União
A vacinação no Brasil teve eficácia comprovada na redução de mortes por Covid-19, como mostram estudos de paraibanos e pernambucanos. Segundo os pesquisadores que integram o corpo docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através de análises estatísticas, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil levou a uma redução de 96,44% no número de mortes causadas pela doença.
Os resultados foram apresentados em artigo escrito por Fernando Henrique Antunes de Araújo, docente do IFPB em Patos, e Leonardo Fernandes, da UFRPE, e publicado no periódico Fractals, da área de Geometria Complexa, Padrões e Escala na Natureza e na Sociedade, a qual o editor é membro da Universidade de Yale University, nos Estados Unidos.
Para chegar ao resultado, os professores utilizaram a série temporal dos números de óbitos diários decorrentes da covid-19 no Brasil, contemplando o período de 17 de março de 2020 até 19 de outubro de 2021, totalizando 582 dias. O primeiro cenário avaliou o período de 17 de março de 2020 até 8 de abril de 2021. Este último foi o dia mais extremo, com um total de 4.249 óbitos, já o segundo considera o intervalo entre 9 de abril de 2021 até 19 de outubro de 2021, data em que foram registradas 130 mortes por Covid-19 no Brasil.
“Nossos resultados empíricos indicam que as vacinas efetivamente promoveram a diminuição gradativa da desordem inerente aos registros diários de óbitos de Covid-19, levando a maior previsibilidade e menor número de óbitos. Assim, concluímos que as vacinas do Covid-19, no Brasil, foram uma ação de saúde pública altamente eficaz”, declarou o professor do instituto paraibano.
Ainda de acordo com Fernando Henrique Antunes, o estudo tem como base os quantificadores da Teoria da Informação, com o desenvolvimento de mapas bidimensionais, que possibilitou quantificar a desordem e a aleatoriedade inerente à série temporal das mortes diárias pela doença. O estudo utilizou os dados do COVID-19 Dashboard disponibilizados pelo Center for Systems Science e Engenharia (CSSE) da Universidade Johns Hopkins.
Com os resultados, os docentes esperam que a divulgação científica possa colaborar para reduzir dúvidas sobre a eficácia das vacinas e, consequentemente, contribuir para a segurança da população através do fortalecimento de campanhas públicas em prol de uma maior adesão ao plano de imunização.
O artigo “Iluminando o impacto populacional das vacinas COVID-19 no Brasil”, com título original em inglês, está disponível no endereço ‘World Scientific Connecting great minds’ e, também, na plataforma digital do IFPB.