Prefeitura disponibiliza ultrassom de mama em ação alusiva ao Outubro Rosa
O Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, da Prefeitura de João Pessoa, iniciou, nesta segunda-feira (28), uma ação alusiva à campanha Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama e promoção à saúde da população feminina. Durante a ação, que segue até a quinta-feira (31), a unidade hospitalar está disponibilizando ultrassonografia de mama a mulheres com encaminhamento para a realização do exame.
Só na manhã desta segunda-feira, primeiro dia de atividades, já foram atendidas mais de 100 usuárias. Uma delas foi a dona de casa Jocilene Nascimento, 67 anos, moradora do bairro Costa e Silva. Para ela, cuidar da saúde é fundamental para ter uma vida tranquila. “Procuro deixar meus exames todos em dia para saber se está tudo bem ou se preciso tomar outros cuidados para melhorar”, revelou.
Além dos exames, também estão sendo oferecidas práticas integrativas e complementares à saúde como auriculoterapia, massoterapia e ventosaterapia para as mulheres que aguardam pela realização do exame. “Estou achando tudo maravilhoso, porque não é todo dia que podemos fazer um exame de forma tão rápida, sem precisar nem agendar”, comentou a diarista Nilra da Silva, enquanto estava na sala de espera para a ultrassonografia da mama.
De acordo com a diretora-geral do Hospital Dia, Kaline Cantalice, pacientes cujo exame apresente alguma alteração, já saem com o laudo no mesmo dia. Já aquelas mulheres cujo exame não apresente alterações, receberão o laudo na próxima semana. “As pacientes em que a ultrassonografia da mama identificou alguma alteração passam por aconselhamento com ginecologista e são encaminhadas para outros serviços, de acordo com a necessidade”, explicou.
Para o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a ação visa não apenas oferecer acesso rápido e gratuito à ultrassonografia de mama, mas também sensibilizar a população sobre a necessidade de adotar práticas preventivas. Ele destacou, ainda, o compromisso da gestão municipal em promover o bem-estar da população feminina e incentivar o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas.
Para ter acesso aos exames, as usuárias devem comparecer ao serviço a partir das 8h, até a próxima quinta-feira (31), portando seus documentos pessoais, cartão SUS, solicitação médica e exames anteriores, caso tenha. A unidade está localizada na Rua Alberto de Brito, 413, Jaguaribe.
Fotos: Ivomar Gomes e Caio Tomé