Presidente da França, Emmanuel Macron, visitará o Senado Brasileiro em meio a negociações comerciais
No próximo dia 28 de março, o Senado Brasileiro receberá a visita ilustre do presidente da França, Emmanuel Macron, como parte de sua agenda oficial durante sua estadia no Brasil. A visita de Macron ao Senado ocorrerá às 15h, onde será recebido pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, no prestigiado Salão Nobre.
Um dos temas centrais em discussão durante a visita é o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, cujos termos foram finalizados em 2019 após duas décadas de negociações. Entretanto, sua ratificação pela União Europeia permanece pendente, com a França manifestando repetidamente sua oposição ao acordo.
Em contraste, na última quarta-feira (6), o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, expressou seu apoio ao acordo durante sua visita ao Senado brasileiro, onde foi recebido pelo presidente da Casa e outros senadores.
A visita de Macron ao Brasil, programada para ocorrer entre os dias 26 e 28 de março, contempla quatro cidades em sua agenda. O itinerário inclui Belém, que sediará a COP-30 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o clima) em 2025, onde Macron será recebido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além de Belém, o presidente francês passará por Itajaí (SC), Brasília e São Paulo, fortalecendo os laços bilaterais entre França e Brasil.
(Fonte: Agência Senado)