Programa Espaço Cultural entrevista Ramsés Nunes, autor de livro sobre o rock na PB
O programa também reunirá singles da cena paraibana que foram lançados recentemente. Tem single de Sofia Gayoso, Robério Jacintho, Juliette, Chico César e Behaviour. Também novas canções de Totonho, Juzé & Lukete e uma regravação de Daniel Pina e Maria Kamila nas vozes de Tanda Macedo e Waldonys.
O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.
Livro sobre o rock na PB – Conforme o historiador, o livro ‘Playboys, transviados e brotinhos’ é um recorte da cultura, tecnologia e costumes de uma geração que vivenciou o surgimento de um gênero musical que ajuda a recontar a história da década de 1950 na Paraíba, o que – ainda de acordo com Ramsés – pode ser descrito como uma arqueologia do “rock and roll”. Ainda este mês, haverá o lançamento do livro de Ramsés em Campina Grande, durante o 4º Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT/NE).
O livro faz parte de um projeto que visa devassar as diversas manifestações da história do rock na Paraíba, década a década. A obra explora o impacto das linguagens e simbologias juvenis na João Pessoa dos anos 1950, a partir da chegada do rock`n`roll aos cinemas locais, em março de 1957. Um universo atrelado a discos de vinil, bailes, matinês, clubes e assustados. Aspectos que são investigados pelo historiador a partir de textos e imagens publicados nos jornais cinquentistas, cartazes e a partir das falas de protagonistas locais.
Com mais de 330 páginas, o livro contempla desde a primeira exibição do filme inaugural ‘Rock around the clock’ (Ao balanço das horas) no Cine Rex até o primeiro concerto rock`n`roll no clube Astrea, em João Pessoa. Ramsés Nunes é doutor em Educação pela UFPB, historiador e professor do curso de Arquivologia da UEPB, vocalista da banda Coalizão e militante junto à cena de rock alternativo da cidade nas últimas décadas.