Projeto de incentivo à prática da corrida de rua tem início com a participação de mais de 100 pessoas
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejul), deu início, nesta terça-feira (25), ao projeto Cabedelo Training, que busca promover e incentivar a prática da corrida de rua na cidade.
Mais de 100 pessoas se inscreveram no projeto e, no lançamento, foi confirmada a presença de mais de 80 participantes, que serão treinados e preparados por profissionais capacitados para participarem das diversas competições realizadas ao longo do ano na cidade.
“Esporte é saúde e é vida! Praticar de forma correta é algo que é fundamental. Por isso, estamos felizes em participar deste momento tão bacana e especial do esporte local, e ainda por ser neste lugar tão maravilhoso que é o Dique. Gostaríamos de ratificar o compromisso e o apoio irrestrito da nossa gestão às necessidades deste projeto e já solicitar que seja organizada uma bela corrida para que todos participem”, destacou o prefeito André Coutinho, que foi ao evento acompanhado da primeira dama, Nathália Coutinho.
“Este é um projeto que entrega autoestima, dedicação e faz com que as pessoas partilhem juntas, e isso traz inúmeros benefícios para a saúde de todos. Cuidar das pessoas é uma grande preocupação da nossa gestão, especialmente na área de saúde”, acrescentou a vice-prefeita Camila Holanda.
O Cabedelo Training funciona como uma assessoria de Corrida de rua, por meio de orientações e treinamentos planejados. O projeto visa melhorar o desempenho de corredores, como também direcionar novos adeptos ao início da prática do esporte, de forma personalizada e de acordo com seus objetivos, necessidades e limitações.
“O grande objetivo do projeto é fazer com que as pessoas que correm ou fazem seus treinamentos aleatoriamente tenham o acompanhamento de profissionais da área. Esse é o projeto piloto aqui no Centro e, em breve, vamos implementar em outros bairros. Isso tudo representa mais saúde, é fazer com que as pessoas frequentem menos o médico, tenham uma alimentação regrada, tenham acompanhamento e orientação médica e estejam aptas para a prática de atividades físicas”, ressaltou o secretário de Esportes de Cabedelo, Maurício Santos.
Já no dia do lançamento, os participantes fizeram uma corrida de reconhecimento de percurso da área de treinamento que irão utilizar durante o projeto, que acontecerá nas tardes de terças e quintas-feiras. No local, uma equipe da Secretaria de Saúde realizava aferição de pressão, verificação de pressão arterial e testes rápidos, enquanto a educadora física Karlene Oliveira coordenou e acompanhou toda atividade.
“O Cabedelo Training é uma assessoria esportiva de corrida e agora vai auxiliar os adeptos e os interessados por corrida a fazerem os treinamentos de forma adequada. Serão treinamentos personalizados e direcionados ao condicionamento de cada atleta, para que assim cada um possa evoluir no seu ritmo. Será uma oportunidade única para os amantes de atividades físicas e também para os iniciantes”, explicou Kaká Oliveira.
As inscrições foram abertas e esgotaram em menos de 3 dias, demonstrando a forte adesão dos cabedelenses que estão cada vez mais praticando corridas em todos os bairros do município. João Tomaz já participa de corridas há alguns anos e resolveu levar toda família para o Cabedelo Training.
“A gente resolveu se inscrever, pois já existia a vontade de correr junto em família. É um projeto que promove saúde e a Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa. Além disso, esse local é muito bonito e nossa expectativa é grande”, ressaltou o atleta João acompanhado da esposa Carmem Aretusa e da filha Thaíla Laís.
Abraçando uma faixa etária a partir de quatorze anos de idade, o projeto demonstrou que é abrangente e que não existem limites para quem quer praticar esportes de forma correta.
Berenice Nóbrega, 65 anos, professora aposentada, já foi praticante de corrida em sua juventude e agora viu no Cabedelo Training a oportunidade de retomar essas atividades. Ela falou com muito entusiasmo e empolgação sobre o projeto.
“Sempre gostei de caminhar, de correr. Então agora, já aposentada há 4 anos, quero poder me exercitar para ter mais qualidade de vida, né? Porisso que eu estou nesse projeto. E quero correr pra competir, viu? Essa é a minha intenção”, finalizou, empolgada.