Proposta do Bispo José Luiz, Marcha para Jesus é reconhecida como patrimônio cultural de João Pessoa
Por proposta do vereador Bispo José Luiz (Republicanos), a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou no dia 9 de maio o PLO 1369/2023, que declara patrimônio cultural de natureza imaterial do Município a ‘Marcha para Jesus’. Ontem, o prefeito Cícero Lucena (PP) sancionou a lei que reconhece o evento como típico da cultura, da forma de celebração religiosa e das práticas da vida social do Município de João Pessoa.
A “Marcha para Jesus” é considerado o maior evento gospel do Mundo. Estima-se que ela ocorra em mais de 200 países e em uma das suas mais recentes edições no Brasil levou 3 milhões de pessoas às ruas. No Brasil, iniciou-se com a organização da Igreja Renascer em Cristo, recebendo hoje ajuda de outras denominações evangélicas. A 1° Marcha para Jesus, surgiu em Londres e em meio a escalada crescente do número de evangélicos no Brasil, o primeiro evento da Marcha ocorreu em 1993, em São Paulo, reunindo uma multidão na avenida paulista.
Ela faz parte do calendário oficial do Brasil desde setembro de 2009 e tem como data comemorativa em João Pessoa o 2° sábado do mês de novembro. “Razão que por si só já demonstra a relevância social, cultural, econômica, turística e financeira do referido evento Cristão em todo o município. Portanto, trata-se de um evento que agrupa um quantitativo de pessoas que se compara com a quantidade no carnaval ou em outras festas populares. Justamente por entender assim, submeti a Marcha para Jesus como patrimônio imaterial e cultural do Município de João Pessoa”, explicou o vereador Bispo José Luiz.
Foto: Agência Brasil