Gerais

Propostas para construção da Ponte do Futuro serão conhecidas hoje

A abertura das propostas das empresas para a licitação de construção da Ponte do Futuro, que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, ocorre hoje, informou o secretário de Estado de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga. Durante a cerimônia de entrega do segundo castramóvel, o governador João Azevêdo comentou que espera que não haja intercorrências.

“O processo que está previsto para abrir amanhã e eu espero que sem nenhuma intercorrência, sem nenhum recurso, nenhum trecho, para que a gente possa abrir já amanhã os propósitos de começar o trabalho da pesquisa”, disse o governador.

Deusdete Queiroga explicou que após a abertura da proposta é aberto um prazo para recursos e avaliação se as propostas atendem a parte técnica do acervo para que se possa fazer a assinatura de contrato. “E depois do contrato com a empresa, é que ela vai desenvolver o projeto básico e o projeto executivo para obra. Eu imagino que novembro, dezembro a gente consiga iniciar já a parte de obra mesmo”, afirmou.

O processo licitatório para a construção da ponte foi iniciado em 23 de março deste ano. A Ponte do Futuro será uma obra importante, que beneficiará o complexo rodoviário e a logística do Porto de Cabedelo. A construção representa uma importante intervenção na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico, pois eliminará gargalos logísticos e fomentará o turismo no Litoral Norte da Paraíba.

As obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5m e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 480m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.

O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 5 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.

 

Texto de Tiago Bernardino para o Jornal A União desta sexta-feira, 5/7

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.