Rei Charles 3º recebe diagnóstico de câncer, diz Palácio de Buckingham
O rei Charles 3º, do Reino Unido, recebeu diagnóstico de câncer, disse nesta segunda-feira (5) o Palácio de Buckingham. Segundo comunicado, que não identifica o tipo do câncer, o monarca já começou o tratamento.
Charles, 75, está “totalmente positivo” em relação ao tratamento e espera retornar às suas obrigações públicas o mais rápido possível, segundo o palácio.
Em janeiro, o rei passou três noites no hospital, quando foi submetido a um procedimento corretivo para aumento da próstata. Na ocasião, um outro problema foi identificado, afirmou o palácio.
Uma fonte da realeza disse à agência Reuters que não se trata de câncer de próstata.
“Sua Majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar suas atividades públicas”, afirmou o palácio. “Durante este período, Sua Majestade continuará a realizar negócios de Estado e documentos oficiais como de costume.
O rei procurou tratamento para próstata aumentada em meados de janeiro. É incomum que a família real britânica divulgue detalhes de questões de saúde. O monarca, porém, quis compartilhar a notícia com o público para encorajar outros homens que tenham sintomas da condição a procurar um médico, segundo o palácio.
O monarca foi alçado ao trono em setembro com o desafio de continuar o legado do membro da família real mais popular num momento em que questionamentos à monarquia aumentam devido à alta do custo de vida no Reino Unido, com inflação crescente e greves frequentes de profissionais da saúde, da educação e do transporte.