CidadeNotícias urgentes

Rota Caminhos do Frio chega a Solânea

Após passar por Areia, Pilões e Matinhas, a Rota Cultural Caminhos do Frio 2024 se prepara para desembarcar em mais uma cidade do Brejo paraibano. Dessa vez, o destino é Solânea, conhecida como a cidade mais fria da Paraíba, por seu forte turismo religioso e sua produção de chocolate. Estima-se que mais de 50 mil pessoas devem prestigiar, ao todo, os sete dias de programação solanense do festival, que começa amanhã (segunda-feira), às 19h.

A cerimônia de abertura, “Memorial de Fé, Arte e Cultura”, ocorrerá no Teatro Municipal Jacob Soares Pereira, reunindo apresentações que prometem enaltecer a cultura popular brasileira sob uma perspectiva erudita, como prega o chamado Movimento Armorial. Criada e difundida pelo escritor, poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, a iniciativa artística é tema da edição deste ano do Caminhos do Frio. A Banda 26 de Novembro é outro atrativo da noite de estreia do evento cultural, que trará, ainda, grandes clássicos da música nordestina, reapresentados em uma proposta teatralizada, junto à companhia artística Fascinart. Também está prevista, às 21h, a apresentação do grupo local Boi de Reis de Pedra Grande, em homenagem ao Mestre Zé Claudino.

Tradição popular

Para o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, um diferencial na programação de Solânea, em relação às agendas dos outros municípios que integram o festival, é, justamente, a expressão dos grupos culturais. “Solânea é a que mais explora o teatro de rua, ciranda, babau e dança. Das cidades do Caminhos do Frio, é a única que mantém a tradição do Boi de Reis, muito presente no Movimento Armorial”, analisa. Até o próximo domingo (28), os habitantes e visitantes de Solânea poderão aproveitar as diversas atrações do evento, como shows, oficinas, saraus poéticos e espetáculos teatrais para todas as faixas etárias, além de feira de artesanato, festival gastronômico, exposição de artes plásticas, rodas de diálogo no Café e Prosa e mostra de cinema, com destaque para artistas solanenses.

Turismo religioso

O turismo religioso permanece um dos grandes atrativos de Solânea, incluindo a caminhada ao Memorial Santuário do Padre Ibiapina, que celebra o aniversário de sua morte. “Todos os anos, no dia 19 de fevereiro, acontece uma romaria que envolve milhares de pessoas, saindo do Centro de Solânea, a pé, em direção ao Memorial. Mais de 12 mil fiéis comparecem ao evento anualmente, reunindo caravanas da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará”, explica o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Tiago Salvador.

José Antônio de Maria Ibiapina foi um padre católico, político, jurista e professor. Como peregrino missionário, ele chegou, em 1866, a Santa Fé — hoje, distrito de Solânea —, local onde decidiu construir uma casa de caridade. Atualmente, o lugar onde funcionava esse abrigo é ocupado pelo santuário em homenagem ao padre, que preserva, além da casa onde ele viveu, um orfanato, uma creche e uma capela. No local, também estão guardados os restos mortais de Ibiapina, que faleceu em 1883.

Chamado de “Apóstolo do Nordeste”, o padre está em processo de beatificação. Patrimônio Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), a Igreja Matriz de Santo Antônio chama atenção entre as edificações solanenses por sua arquitetura gótica. A construção do principal templo religioso do município, situado em frente à Praça 26 de Novembro, contou, inclusive, com a participação direta da população local. Além dos empreendimentos culinários e da tradição religiosa, Tiago Salvador aponta o clima ameno de Solânea como mais um atrativo turístico. Para o secretário, o festival Caminhos do Frio é, por isso, uma boa oportunidade para visitar o município — considerado não só a “capital da Serra paraibana”, mas a cidade mais fria do estado —, já que, de junho a julho, a temperatura local oscila entre 19 °C e 14 °C

Programação

Na próxima terça-feira (23), das 8h30 às 14h30, a programação do Caminhos do Frio em Solânea incluirá oficinas de teatro e artesanato, vivência de dança voltada para idosos e os espetáculos de teatro infantis “Vivi, a Baleia Diferente” e “Histórias de Lua e Sol”. Entre os destaques da noite, às 19h, está a apresentação “Música e Poesia Popular: 4a Noite da Viola”, celebrando o centenário de João Caetano. Quarta-feira (24) é dia do Festival Gastronômico. Além disso, a partir das 8h, será realizada, no Binário Café, a exposição artística “Recorte temporal: produção do café em Solânea”, seguida de bate-papo. Na hora do almoço, às 12h30, ocorre a apresentação de pratos característicos da culinária solanense, com presença de chef renomado, no restaurante Tempero do Brejo. Às 14h30, além da vivência “Conhecendo o processo de produção de chocolate, do grão à barra”, ministrada por Cibelle Dominciano, haverá a degustação do doce. A produtora local de chocolate, a propósito, é um dos atrativos que integram a ascensão dos equipamentos turísticos gastronômicos em Solânea, de acordo com o secretário de Turismo e Cultura do município, Tiago Salvador, ao lado de cafeterias e restaurantes rurais.

“A Di Palude é uma fábrica de chocolate de Solânea que abastece todo o Brejo paraibano. Nosso diferencial são os vários formatos de chocolate, dentro de identidades que enaltecem a cultura da cidade de Solânea, que também tem café próprio, lançado pelo Binário Café”, destaca. Ainda estão programados, para o mesmo horário, dois espetáculos teatrais: “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, no Teatro Municipal, e “Tem Palhaçaria na Rua”, em uma escola da Zona Rural. Mostras, missa e mais Entre as 8h30 e as 14h30 da quinta-feira (25), serão promovidas várias oficinas, incluindo de literatura de cordel, poesia e desenho. A Mostra Cine Solânea, que exibirá cinco curtas-metragens produzidos por cineastas locais, acontece no mesmo horário, no Teatro Municipal.

Após as exibições, será realizado um bate-papo com Natali Toledo, da produtora independente Stairs Filmes, e o cineasta Torquato Joel. Um dos destaques da sexta-feira (26) é a cerimônia de posse dos conselhos municipais de Cultura e de Turismo de Solânea, às 8h30, com um bate-papo com o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, e o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza. Haverá, ainda, no centenário Grêmio Morenense, uma exposição de artes plásticas, com obras de Ronaldo Ferreira e Edson Santos. Arte naïf, realismo e outras expressões artísticas compõem o acervo do evento. Como parte da Rota das Igrejas Criativas, no sábado (27), a Igreja Matriz de Santo Antônio sediará a missa especial “Solânea: Memorial de Fé”, às 19h30.

Outra atração do dia é a Trilha Turismo em Solânea, passeio que se inicia na feira livre da cidade (considerada uma das maiores do Nordeste, por sua extensão de 12 mil m²) e segue para o Memorial Santuário do Padre Ibiapina, Pedras Pintadas e o Lajedo Branco, encerrando-se com um pôr do sol encantador em Pedra Grande, comunidade da Zona Rural, conhecida pela tradicional manifestação do Boi de Reis. O 10o Festival de Boi e Porco no Rolete está previsto para o domingo (28), a partir das 9h, com uma programação que oferecerá passeios a cavalo, entretenimento para crianças e música ao vivo, com o autêntico forró pé de serra, no Sítio Barrocas. O último dia do evento também será marcado pelo 6o Campeonato de Estilingue, que começa às 13h, no Sítio Poderosa

 

Texto: Sara Gomes para o Jornal A União

Foto: Eduardo Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.