Santos Futebol Clube é o grande campeão da III Copa Missinho de Futebol em Cabedelo
Na final, o time venceu o Jacaré Futebol Clube por 2×1
Desde o mês de outubro, a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), promoveu a III Copa Missinho de Futebol Amador de Cabedelo no estádio Francisco Figueiredo de Lima, recentemente foi inaugurado após ampla reforma e reestruturação.
Neste sábado (14), o Santos Futebol Clube enfrentou o Jacaré Futebol Clube pela final do campeonato e foi o grande campeão da competição, vencendo o adversário pelo placar de 2×1.
Os jogos da Copa Missinho envolveram mais de 180 atletas de 9 equipes oriundas de vários bairros da cidadee, e aconteceram durante as tardes de sábado , recebendo um numeroso público em todas as 19 rodadas. A arbitragem foi contratada pela Sejel junto à Liga Cabedelense de Desportos e a Associação de Árbitros Independentes (Arbin).
O secretário de Esportes de Cabedelo, Maurício Santos, comemorou a conclusão de mais uma edição da Copa Missinho dentro das comemorações do aniversário de 68 anos de emancipação política da cidade.
“Concluímos mais uma Copa Missinho aqui em Cabedelo e pra gente foi maravilhoso, principalmente por ter sido a primeira competição neste novo estádio! Esse campeonato já está na sua terceira edição e já é um grande sucesso na cidade. E ainda podemos dizer que esse encerramento foi com chave de ouro com um jogo digno de uma final de campeonato. O Santos foi o grande campeão, mas o Jacaré valorizou ainda mais essa conquista, pois foi uma equipe aguerrida, que vendeu caro a derrota! E nós só temos que agradecer a todos os atletas participantes dessa edição e ao público que vem acompanhando desde o início”, disse.
Na grande final, o Santos largou na frente com um gol do atacante Isaac Filho, mas sofreu o empate com um golaço de falta marcado pelo craque Marretinha do Jacaré. O jogo seguiu sendo disputado minuto a minuto, com a equipe santista fazendo uma partida mais técnica, enquanto o Jacaré seguia incansável. O jogo foi decidido no segundo tempo com o gol do volante Divô do Santos, que segurou o placar até o fim da partida. As duas equipes já haviam se enfrentado na fase inicial da competição e o Santos havia vencido com o mesmo placar.
“É um prazer ser campeão novamente em Cabedelo e principalmente por ser o Santos! Nesta competição, a gente montou uma equipe qualificada, aguerrida e que se uniu pra chegar até aqui. A Copa Missinho foi uma competição bem organizada nesse novo estádio que Prefeitura de Cabedelo disponibilizou pra todos nós, e isso tudo fez com que o campeonato fosse brilhante e que a gente fosse campeão”, destacou o capitão da equipe santista, Rilton Júnior.
A III Copa Missinho consagra-se com um evento incentivador de novos talentos no futebol de campo do município, como também é um elemento fomentador da prática desportiva na comunidade. Além de troféus e medalhas de Campeão e Vice a todos os atletas inscritos, a Sejel premiou o time campeão com um incentivo de R$ 2.000,00 (dois mil reais); e a equipe vice-campeã com um incentivo de R$ 1.000,00 (mil reais).
A equipe do Santos também teve o privilégio de ter o artilheiro da competição – que foi o atacante Manoel Duarte (Júnior Mandacaru) com 5 gols; e o melhor goleiro , com Wladmir Fernandes que sofreu apenas 2 gols. Já a equipe do Jacaré, além de vice-campeã, teve escolhido o gol mais bonito da competição: o gol de falta do atacante Marretinha, marcado na partida final.
Participação especial – Quem está visitando a Cabedelo e acompanhou a partida final foi o lateral esquerdo cabedelense Hugo Neto, que pertence ao Botafogo Futebol Clube do Rio de Janeiro e que, recentemente, participou da campanha vencedora do melhor time do Brasil no ano de 2024, sendo Campeão Brasileiro e também da Taça Libertadores da América. Além de prestigiar a partida, o jogador participou da premiação, avaliou positivamente o nível da competição e incentivou os mais jovens cabedelenses.
“Eu fico feliz em vir por aqui novamente e, dessa vez, campeão de dois títulos tão sonhados pela garotada do Brasil inteiro e tudo isso ser apenas o começo. E isso é para qualquer um ver que todo mundo tem a chance de chegar lá! Esse campeonato aqui pode também ser o começo de tudo pra eles e muitos cabedelenses que amam o futebol só precisam de uma oportunidade pra chegar longe, se Deus quiser”, afirmou Hugo.
Histórico do campeão – O Santos Futebol Clube de Cabedelo foi fundado em 12 de Setembro de 1960 e tem como atual presidente o ex jogador Cleberson Ribeiro da Silva (Binho de Coelhinho). O clube também é conhecido como o ‘Santos de Coelhinho’ ou de ‘seu Coelho’, como uma homenagem carinhosa ao seu atual presidente de honra José Coelho da Silva – uma referência na Paraíba e um dos maiores reveladores de jovens talentosos do futebol de Cabedelo.
O Santos carrega em sua história muita tradição, principalmente nas competições amadoras do futebol paraibano e até nordestino, com títulos memoráveis como o campeonato paraibano juniores de 1998 quando foi campeão invicto e ainda o campeonato juvenil conquistado no ano de 2001. Atualmente, o time almeja e sonha com a disputa nas divisões dos campeonatos paraibanos amadores e profissional.
Pelo clube santista passaram grandes nomes que se destacaram no futebol brasileiro e até pintaram no cenário internacional como Maurício (Bilico) – atual secretário de Esportes de Cabedelo, goleador e ex ídolo de várias equipes no Brasil; e o próprio Binho de Coelhinho – atual presidente do clube e que também brilhou e foi artilheiro em times como CRB-AL, Vitória-BA e alcançou até carreira internacional. E por fim, a passagem no Santos também marcou o início da carreira de tantos outros que passaram no futebol amador com tanto talento como Clodoaldo – ex jogador do Botafogo-PB, Gervásio Neto – atualmente no futebol paulista, Anselmo, Wescley, Nyalisson, André Pipoca, Leco, Beto Ferrugem, Kanu, Canário, etc.