Secretária de Cultura participa do 27º Santa Maria em Dança, no Rio Grande do Sul
Iniciado no último dia 7 de setembro e finalizando neste domingo (10), o Festival Internacional Santa Maria em Dança contou, por mais um ano, com a colaboração da secretária de Cultura de Campina Grande, e também artista, Giseli Sampaio. Representando a Prefeitura, por meio da Secult, a gestora é responsável pelo intercâmbio cultural entre regiões.
Giseli é considerada, pela organização do evento, como uma precursora da cultura popular nordestina no festival, não apenas enquanto bailarina, mas também como pesquisadora da cultura popular e da folkcomunicação. Ela não apenas compõe o corpo de jurados, como coordena fóruns de discussões sobre a dança.
“Essa troca entre o Sul e o Nordeste fez muito pelo Festival Santa Maria em Dança, que hoje ostenta o título de maior festival de dança do Rio Grande do Sul. Isso foi um trabalho árduo, com pessoas que puseram a mão no festival e souberam, juntamente com a gente, conduzi-lo. A secretária foi uma que sempre esteve pronta e, mesmo nas épocas de mais dificuldade que tivemos para trazê-la, ela nunca se omitiu de colaborar”, afirmou Paulo Xavier, idealizador e coordenador geral, há 27 anos, do Santa Maria em Dança.
Giseli Sampaio enfatizou que a agenda institucional reforça a força da cultura brasileira e o quanto o país tem um potencial diferenciado na preservação e salvaguarda dos costumes e tradições. O intercâmbio entre as regiões, através de Santa Maria e de Campina Grande, fortalece, em sua visão, o movimento de transversalidade do estudo da cultura.
“É não só viver as experiências culturais que são desenvolvidas aqui, mas também trazer todas as nossas atividades, ações, todo o modelo de gestão cultural que Campina Grande desenvolve como referência para, também, ser um ponto de estudo na região Sul do Brasil. Fortalecer a economia criativa, o valor cultural do produto artístico do país”, frisou a gestora.
O 27º Santa Maria em Dança aconteceu no Centro de Convenções Park Hotel Moroutin, localizado a 291 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O Santa Maria em Dança, além de competições, contou com cursos, fóruns e workshops que intencionam fomentar práticas culturais. Sendo um dos festivais competitivos de maior tradição no estado, que desde 1995 atrai competidores de todas as partes do Brasil, inclusive com participações de companhias da Alemanha e França.
Codecom