Segunda-dama celebra conclusão de curso de crochê em Campina Grande
A segunda-dama Camila Mariz presidiu a entrega dos certificados do curso de crochê nesta quinta-feira (30) em Campina Grande. Realizado no salão social da Paróquia de São José, no bairro do José Pinheiro, o curso, que durou quase três meses, reuniu mulheres de diversos perfis numa parceria entre o Governo da Paraíba, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), e o Sebrae.
Durante a cerimônia, as alunas participaram de uma confraternização com a presença da gestora do PAP, Marielza Rodriguez, a representante do Sebrae, Rosa Maria Correia, a vereadora Eva Gouveia, e as professoras Mariluce Azevedo e Waldisa Cabral. O evento foi marcado por momentos de partilha de memórias e muita emoção.
A maioria das participantes ressaltou a importância do curso, destacando não apenas o aprendizado técnico, mas também a terapia proporcionada pela atividade. Francisca Almeida, auxiliar administrativa, compartilhou: “Eu sempre quis fazer crochê e nunca tive tempo e nem oportunidade, agora realizei meu sonho, mas também fiz boas amizades, desopilei e estou motivada a aprender ainda mais e me dedicar ao crochê.”
Camila Mariz, a segunda-dama, elogiou o trabalho da gestão do governador João Azevêdo e a dedicação das participantes, ressaltando a transformação de vidas proporcionada pelo programa. “Com este olhar atento e constante, a gestão consegue oferecer mais do que um ofício, consegue gerar vínculos e novas perspectivas, transformando vidas. É um privilégio poder estar com vocês neste momento.”
Marielza Rodriguez, gestora do PAP, enalteceu a persistência das professoras e alunas, destacando que o curso terá continuidade. “O artesanato da Paraíba se fortalece com estas ações de formação e qualificação através de oficinas que estimulam a atividade e a criatividade de nossas artesãs e artesãos, e fazem surgir Flores da Borborema e tantos outros talentos. As professoras estão de parabéns pelo resultado e a integração com uma turma que superou limites e com as quais pretendemos dar continuidade ao trabalho.”
Segundo a vereadora campinense Eva Gouveia, a culminância do curso resumiu o sentimento que moveu as alunas para o aprendizado. “São tantos relatos bonitos e histórias de superação que fiquei emocionada com essas trocas afetivas. Numa tarde conseguimos encontrar pessoas queridas que já conhecíamos e também conhecer mulheres com muita força e sensibilidade.”