CulturaNotícias urgentes

Segundo dia de Expo tem painéis, palestras, oficinas e show com Totonho e Os Cabras

O sábado foi agitado na Expo Favela Innovation Paraíba. O segundo dia de evento contou com uma vasta programação que teve início às 14h com cortejo do Maracatu Nação Pé de Elefante. Batalha de rima, apresentação do coral de reeducandas do Presídio Júlia Maranhão e apresentações com os Djs Mano DW, Kamet e dizANAJU marcaram as primeiras horas do evento.

 

Pela primeira vez na Expo, a estudante Angela Pereira disse estar impressionada com a programação e garantiu acompanhar tudo até o final. “Eu não estava na cidade ano passado, quando aconteceu a feira. Mas depois de conhecer e acompanhar tudo que está rolando, a vontade é de não perder nada. E ano que vem já me sinto aqui”, brincou.

 

A apresentação das reeducandas do Presídio Júlia Maranhão, no Palco Favela, foi um desses momentos que o público não vai esquecer. O ‘Vozes Passageiras’ mostrou que a Expo é um espaço de inclusão e acolhimento. Glaucia Hellen participa do coral há quase três anos e está prestes a deixar o sistema prisional. “Saio no próximo sábado, dia 8. E essa apresentação está sendo muito importante pra mim. É muito bom estar aqui na Expo Favela Paraíba e ter na plateia familiares. A gente sente que a vida pode ser diferente”.

 

Pela primeira vez em João Pessoa, a influenciadora digital Sára Zarâ (MG) falou sobre como empreender com a estética afro, destacando a beleza negra na geração de renda para as mulheres de favela. A trancista abordou a carreira e respondeu perguntas da plateia. “Muito bom estar aqui, fui muito bem recebida. A Expo tá de parabéns e eu estou adorando participar de tudo isso”.

 

No painel com o título ‘O impacto da ressocialização’, Marcivan Barreto, presidente da CUFA São Paulo, destacou a importância e a responsabilidade que a feira tem com esse público específico. “Eu fico muito mais feliz quando o estado constrói mais creches que presídios, essa é minha maior vontade de ver o trabalho que a gente tá fazendo. Com o poder público somando junto, a gente tem muito mais possibilidade de ressocializar e trazer mais pessoas pro nosso lado”.

 

Ainda no Palco Quebrada, onde acontecem todas as palestras e paineis do evento, o  ator, modelo e digital influence Victor Massaki (SP) falou sobre o tema ‘Do Vagão para o Mundo’, e participou também do painel sobre cultura de rua e empreendedorismo, ao lado de Miguel Carcará (RN) e MC’Hirlla (PB). “A gente sabe que existe uma dissonância social no planeta, e isso me incomoda muito, então eventos como esse mostram a realidade de muitas pessoas que não têm a devida atenção, e são essenciais para que a cultura consiga ganhar cada vez mais força”. A programação do sábado foi encerrada com os shows de MC’Hirlla e Totonho e os Cabras.

 

Camelódromo, praça de alimentação, espaço kids e uma feirinha com produtos variados também fazem parte da programação que encerra neste domingo (03).

 

Confira a programação deste domingo (03):

 

Local: Palco Favela (Tenda da Música)

 

14h – Coco de Lucena

14h30 – Michael Jackson Cover

20h – Filosofino

21h – MV Bill (RJ)

 

Local: Palco Bonde (Bondinho)

Comando de DJ Lane Frontt

 

15h – Neguim do Rap

15h30 – Rasta Nordestino

16h – DJ Lanne

16h30 – Side

17h – Concurso de Penteado Afro

19h – Premiação dos 20 melhores negócios e anúncio do Top 10 Paraíba

 

Local: Palco Quebrada (Sala Vladimir Carvalho)

Comando da DJ Kamet

 

14h40 – Favela Inovadora e uma política de fomento que gera impacto na base da pirâmide

Painelistas: Elis Barreto (SECTIES), Nevinha (Shopping Rural) e Carlos (My Moom)

15h30 – Microcrédito no impulsionamento dos negócios de favela

Painelistas: Fabrício Feitosa (Empreender PB), Vaulene Rodrigues (SEDEST JP),  Rudrigo Otávio (Banco do Nordeste)

16h25 – Ferramenta Cultura como mecanismo de valorização dos territórios

Painelistas: Pedro Santos (SECULT), Nai Gomes, Marcos Alves (FUNJOPE), Izabel Carvalho (Cabo Branco)

17h20 – A mulher preta na vanguarda da formatação de tecnologias sociais

Painelistas: Grazi Mendes e Cleo Santana (Favela Fundos)

18h10 – Ballroom: A resistência histórica de uma cultura periférica conectada ao futuro

Painelistas: Luna Milhões,  Gabi Kollontai e Odara Moraes

 

Local:  Espaço Cria da Favela (Sala Multiuso – STAND CONSTRUÍDO)

 

15h – Oficina de porcelana fria

Facilitadora: Orixás da Lu (TOP 10 2023)

17h – Do Lixo ao Uso

Facilitador: Giorggio Gari Ecológico (TOP 10 2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.