STF vai julgar Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ em maio
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 9 de maio o início do julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto. Os dois respondem por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, num episódio que ganhou repercussão nacional por envolver um suposto mandado de prisão forjado contra o ministro Alexandre de Moraes.
O julgamento será feito no formato virtual, com os ministros da Primeira Turma tendo até o dia 16 de maio para proferirem seus votos.
Segundo a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli teria articulado a ação, cabendo a Delgatti executar a invasão. O hacker assumiu a autoria do crime e apontou a parlamentar como a responsável por encomendar o ataque cibernético.
Zambelli nega tudo. Diz que nunca solicitou o hackeamento e que não teve participação nos atos de Delgatti. O hacker, por sua vez, sustenta que foi sim orientado pela deputada.
A ação penal pode resultar em condenações por crimes como invasão de sistema, falsificação de documentos públicos, associação criminosa, entre outros. O caso, que mistura política, tecnologia e uma tentativa de golpe institucional, deve movimentar o cenário político nacional nos próximos dias.