Supermercados da PB, ao contrário de shoppings, ainda não aceitam pets
Os animais de estimação estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade, sobretudo em alguns segmentos de consumo. São clínicas especializadas, lojas de roupas, de acessórios voltadas a esta demanda. Mas, eles também conquistaram o direito de transitarem em lugares antes proibidos. No Rio de Janeiro, os pets já podem frequentar os supermercados acompanhados de seus donos, obedecendo a algumas regras. Na Paraíba, no entanto, os empresários do setor ainda não se sentem seguros para tomar decisão semelhante.
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) foi quem tomou a iniciativa e criou, inclusive, os selos “Super Pet” para os mercados que aderirem à medida. Para a Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB), essa decisão não está descartada no Estado, mas é preciso avaliar muitas questões antes de se aderir a esta decisão.
“Temos que avaliar alguns pontos como a questão sanitária, da apresentação da carteira de vacinação dos animais, o porte do animal que pode ser liberado”, declarou Damião Evangelista, superintendente da ASPB.
Damião concorda que o mercado de pets está tomando cada vez mais espaço na sociedade, com estabelecimentos voltados especificamente para esta demanda. “O setor de pets tem aumentado muito. Hoje em dia você não tem apenas lojas de ração, mas já existe hotel, salão de beleza para pets, ou seja, temos uma dimensão muito grande nesse nicho de mercado. Podemos pensar nessa possibilidade de liberar a circulação deles nos supermercados, desde que analisemos todas as questões, e isso também depende dos órgãos sanitários”.
Segundo ele, existe um grande público que tem pets. “Mas também há muita gente que não tem. Então, temos de respeitar o direito de cada um. Em todas as lojas de supermercados hoje na Paraíba não é permitida a presença de animais, salvo cão-guia. Tudo tem de ser estudado, porque você chega em um supermercado e a oferta maior é de alimentos, por isso o assunto tem de ser bem analisado”.
Shoppings – Em João Pessoa, os shoppings centers saíram na frente e alguns já permitem a entrada de cães e gatos de estimação acompanhados de seus tutores, desde que sigam algumas regras. Este é o caso dos shoppings Manaíra e o Mangabeira que seguiram uma tendência de mercado, mais precisamente o conceito do pet friendly.
Nos dois shoppings, o tutor deve se responsabilizar pelo comportamento do animal, não deixar dejetos espalhados pelo estabelecimento, primar pela segurança dos clientes, e restringir a permanência dos cães e gatos em alguns locais do shoppings como praça de alimentação, restaurantes, escadas rolantes, banheiros, espaços família, entre outros. Também não é liberado qualquer porte de animal, sendo proibida a presença de cães de guarda. Qualquer desobediência às regras, o tutor é convidado a se retirar do estabelecimento.
SaibaMais
A decisão ocorrida no Rio de Janeiro levou em conta a disseminação da cultura pet friendly entre a população e o comércio, e a necessidade de se adaptar essa cultura ao exercício das atividades econômicas.
TRANSCRITO DO JORNAL A UNIÃO