Tambaba continua limpa e linda, sem qualquer mancha de pecado ou de óleo, em gala para receber os amigos neste final de semana
Tambaba não é apenas uma praia linda: Ela é antes de tudo uma praia forte, resistente, inclusive aos desmandos criminosos, que infestaram o litoral nordestino de piche, numa evidente comprovação de que, forças ocultas agem para sabotar o turismo da região.
O piche, que inundou o litoral mais ensolarado e mais bonito do país, não seria resultado apenas do desleixo e da irresponsabilidade, mas consequência de uma bem articulada estratégia de sabotagem das praias nordestinas, todas se preparando para receber visitantes do mundo inteiro seduzidos pelas delicias de sua rica natureza e de sua cozinha regional inigualável.
Tambaba é referência nesse cenário de esplendor e recebe neste final de semana algo em torno de 5.000 adeptos do naturismo para prestigiarem um evento que reúne os amigos do balneário numa demonstração de pujança e arrojo que compensa a total falta de apoio oficial seja do Governo Estadual seja do Governo municipal.
Sem contar com dinheiro público, o mais conhecido balneário do hemisfério sul tem resistido ao descaso de sucessivas gestões estadual e municipal, entregue à própria sorte e ao denodo de pequenos, mas obstinados e arrojados empresários do ramo da hotelaria na Costa de Conde distante 30 Km da capital, que ensinam as autoridades como fazer turismo.
Uma prova dessa dedicação quase veneração pela praia seria esse Encontro de Amigos Naturistas de Tambaba consequência da soma de esforços e abnegação desse pequeno grupo de empresários, que resolveu enfrentar o descaso e remover empecilhos, para não deixar a praia sucumbir à negligência oficial.
Enfrentando uma onda de negativismo, que incluiu campanhas de descrédito ao balneário, como epidemia de malária, ataques de cães raivosos a banhistas (na inexistência de tubarões), a falta de equipamentos, e, mais grave e ainda em andamento: atropelada por projetos obscuros de autoridades governamentais de poucos escrúpulos, algumas já contidas pelas grades da Justiça, que pretendiam controlar e entregar a praia a um bando de desatinados.
Tambaba corria sério risco de ser riscada do mapa do turismo, não fosse o arrojo desses abnegados amigos, que ousaram promover o encontro deste final de semana, iniciado ontem, quinta-feira (17), com uma antecipação de frequência, que animou os organizadores.
As fotos recentes mostram que Tambaba sobreviveu ao ataque de piche e suas areias imaculadas e seu mar de águas tépidas continuam à espera dos corpos, sarados e não sarados, de naturistas de todos os matizes e de todos os lugares, que reservaram e também os que não reservaram lugar nesse paraíso, onde o sol nasceu para todos, apesar de alguns não acreditarem e não consentirem.
Vídeos circulam na internet mostrando que o paraíso de Tambaba continua intocado e preservado apesar de todo descaso, de toda omissão e de toda irresponsabilidade.
Neles, os amigos da praia provam que ela continua limpa e linda sem uma mancha de pecado muito menos de óleo e convidam os mais reticentes comparecer ao encontro para verificar que Deus fez e faz milagres em Tambaba. Confira o vídeo: