Tanque nazista desaparecido desde 2ª Guerra Mundial é encontrado em rio na Polônia
Um tanque Panzer do período nazista —possivelmente o último do seu tipo— foi encontrado em um rio na Polônia cerca de 80 anos depois de ter afundado, segundo o site britânico Daily Mail. A lenda local dizia que os nazistas perderam vários tanques ao tentar escapar do Exército soviético pelo rio Czarna Nida, perto de Bieleckie Młyny, no sul da Polônia, em 1945.
Em 1990 e em 2003, dois Panzers incompletos foram retirados do rio, mas ainda havia boatos sobre mais um tanque perdido, afirmou o site. Um modelo semelhante foi vendido por 15 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões) na Alemanha há dois anos, de acordo com a mídia local.
O veículo encontrado agora seria um Bergepanther —um tanque usado para rebocar outros tanques.
Michał Kęszycki, gerente técnico da Panzer Farm, organizou a operação de resgate. Ele disse à mídia local que, no início dos anos 1990, um idoso mostrou ao tio dele o local onde o tanque teria afundado.
Kęszycki afirmou que encontrou o lugar exato há alguns meses, com a ajuda de um magnetômetro, um instrumento que mede a intensidade e a direção do campo magnético da Terra.
“Só existem alguns tanques Bergepanther no mundo, mas nesta versão é o único”, ele disse.
Folha de S. Paulo
Foto: Panzer Farm/Facebook