Cidade

Tardezinha Inclusiva apresenta tema Divertidamente neste domingo

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza, neste domingo (28), a Tardezinha Inclusiva do mês de julho que traz o tema ‘Divertidamente’. O evento, que é voltado para crianças autistas, com alguma deficiência física ou cognitiva, mas aberto ao público em geral, acontece no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, a partir das 14h, e é gratuito.

“A Tardezinha Inclusiva é uma ação de muito sucesso que nós realizamos há dois anos e oito meses. A Funjope e a Prefeitura de João Pessoa vêm demonstrando, por meio dessa iniciativa, a potencialidade das crianças e das pessoas autistas, que elas têm todas as condições de vivências e de experiências sociais importantes”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que a Tardezinha Inclusiva oferta às famílias uma parte de lazer, de cultura, entretenimento. “Além disso, é um momento em que as crianças assumem o protagonismo no palco. Elas cantam, dançam, pintam. Isso é extremamente importante para todos nós. Com a Tardezinha Inclusiva, nós demos a base para uma política de inclusão social pela arte em João Pessoa que é uma referência hoje em várias cidades brasileiras”, comemora.

A presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana Carneiro, explicou que a equipe aproveitou o momento do filme Divertidamente, que está nos cinemas, e leva esse tema para a Tardezinha. Ela lembra que as crianças autistas tiveram a oportunidade, recentemente, de ir ao cinema através de uma ação da APA e do Grupo Tá Blz, que reuniu mais de 400 autistas para ver o filme.

“A partir dessa experiência, eles gostaram muito e, por isso, vamos levar o tema para a Tardezinha Inclusiva. Estamos sempre com temas atuais, buscando fazer realmente a inclusão acontecer para que eles sintam a preocupação da Prefeitura de João Pessoa com a atualidade. Será uma Tardezinha divertida e as crianças podem usar a imaginação, se fantasiar. Como sempre, estaremos de portas abertas, esperando por todos”, pontua.

Nik Fernandes, uma das organizadoras da Tardezinha Inclusiva, explica a intenção da equipe em cada edição do evento. “A ideia é promover uma convivência respeitosa e igualitária a todas as nossas crianças e jovens, sem esquecer do brincar. Uma boa diversão não pode faltar com brincadeiras lúdicas, um bom show musical, interação com as crianças e sempre envolvendo suas famílias”, afirma.

O evento oferece também diversas oficinas para os participantes, como artes, slime e massinha de modelar. Para as mães, várias clínicas como estética, trancista, massagem, limpeza de pele, corte de cabelo, atendimento odontológico. Nik ressalta que a Tardezinha hoje faz parte do calendário das famílias que querem ver seus filhos participando. É um momento que agrada às crianças e seus familiares.

Desta edição, participam os personagens da Turma Tá Blz, Tartarugas Ninjas, Power Ranger, Super Mario Bros, Luigi, DJ Jhony, a cantora Nik Fernandes com uma playlist que leva todos os participantes a um processo de interação.

O evento conta ainda com a presença dos palhaços Baba Baby e Kika, da mascote Nay, apresentações atípicas de Ana Beatriz e Luiz Felipe, ambos autistas; haverá a participação especial do cantor Paulo Sérgio e teclados.

Para diversão da criançada, há também brinquedos infláveis, pula-pula, piscina de bolinhas. “Mas, sem dúvida, nosso maior objetivo é promover a interação social através da cultura. Nós, organizadores da Tardezinha, conseguimos ver claramente que a cultura é o gás que impulsiona a independência das crianças que hoje já chegam cumprimentando os amigos”, completa Nik Fernandes.

 

Fotos: Daniel Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.