+
CidadeNotícias urgentes

Tardezinha Inclusiva faz homenagem aos pais de crianças autistas

Em alusão ao Dia dos Pais, Pais, comemorado neste mês de agosto, a edição da Tardezinha Inclusiva, neste domingo (25), homenageou os pais de crianças autistas. O momento de diversão, lazer e de mostrar que a inclusão se faz no dia a dia e deve ser uma prática permanente é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá BLZ, no Centro Cultural de Mangabeira.

Há quase três anos o evento acontece de forma gratuita promovendo a inclusão social de crianças atípicas a partir de atividades lúdicas, arte e cultura. Sílvio Monteiro, pai da pequena Ester Vitória, de 6 anos, está pela quinta vez participando da Tardezinha Inclusiva e ficou feliz de, desta vez, ser ele o homenageado. Mas, mais do que isso, comemora a oportunidade de oferecer momentos de lazer para sua filha.

“Como ela é autista, acho muito importante este evento porque ela pode se encontrar com outras crianças e brincar. Quanto mais crianças ao lado dela melhor para ela se situar, para ela praticar mais atividades e se socializar”, afirmou.

Quem também aproveitou o domingo em homenagem aos pais para vir com sua filha foi Cosmo Batista. Pais de três crianças, é Lorena Rafaela, de dois anos e seis meses, que lhe ensinou o que é ser pai de uma criança autista. “Vim de Santa Rita com minha esposa trazer Lorena para se divertir com outras crianças. É muito bom para ela ter este momento”, disse.

A programação da Tardezinha Inclusiva contou com a Turma Tá Blz, apresentações dos palhaços Kika, Baba Baby e Nay; dos cantores Miriam Lobo e Júnior; PS Carvalho; a cordelista e sanfoneira mirim Julie Caldas; Luiz Felipe; Ana Beatriz e Lucas.

“Nosso projeto de inclusão social pela arte abraça e cuida das crianças autistas e suas famílias. Tenho muito orgulho da equipe que promove essa ação única que estimula o protagonismo dessas crianças. Fizemos essa homenagem ao Dia dos Pais porque entendemos que toda família precisa ser fortalecida nesse cuidado que tem que se ter com as crianças autistas”, disse o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Nik Fernandes, uma das idealizadoras da Tardezinha Inclusiva, animou as crianças e seus pais com muitas brincadeiras e apresentações musicais. Ela destaca a importância do fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos e o papel da Tardezinha Inclusiva neste sentido. “Aqui os pais e as crianças compartilham momentos de alegria, de afeto, e criam memórias afetivas, muito importantes para o desenvolvimento delas”, disse.

Fotos: Quel Valentim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.