Telescópios construídos por reeducandos serão expostos em feira de tecnologia
Depois do sucesso no evento de cultura pop Imagineland, os telescópios construídos pelos reeducandos da Cadeia Pública de Esperança vão ser expostos durante a 9ª edição da Expotec 2023 – Feira e Congresso de Tecnologia, que será realizada a partir de domingo (6) até o próximo dia 11, no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento é uma ação conjunta da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e o Governo da Paraíba, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Os telescópios serão expostos num estande da Expotec e, na programação, ainda haverá palestras explicando como se dá o funcionamento desses equipamentos, incluindo noções sobre a ciência astronômica. O público visitante terá a oportunidade de manusear os aparelhos e conferir a emoção de observar astros, planetas e a lua.
A construção dos telescópios pelos reeducandos é uma ação que faz parte do projeto de reinserção social Esperança no Espaço, uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), idealizada pelo diretor do presídio de Esperança, o policial penal Lindemberg Lima.
Os telescópios são de longo alcance, construídos com materiais simples – como madeira das indústrias de móveis, tubo de PVC de 150 mm, cabo de vassoura, raio de bicicleta, cano de PVC normal, além da compra do laser, os espelhos e as lentes oculares. Os equipamentos têm potencial de captar imagens de planetas e outros astros, superior aos telescópios de entrada vendidos no mercado. Além de construir os aparelhos, os ressocializandos também recebem aulas sobre astronomia.