TRE-PB alerta para e-mails fraudulentos em nome da Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba distribuiu nota à imprensa com um alerta sobre um suposto golpe, usando o nome da Justiça Eleitoral, para captar dados pessoais de seus alvos. A mensagem falsa é enviada por e-mail e notifica sobre a necessidade de acessar um link fraudulento, que supostamente seria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para obter informações sobre a convocação de mesárias e mesários.
O site produzido pelos golpistas solicita o CPF da pessoa para consulta sobre a convocação.
A confirmação dos integrantes da mesa receptora de votos deve ser feita na área do(a) mesário(a), diretamente no site oficial do Tribunal, que tem o seguinte endereço eletrônico: https://www.tre-pb.jus.br/.
Em caso de dúvida sobre a convocação, a pessoa ainda pode entrar em contato diretamente com os cartórios eleitorais (consulte endereços e telefones). A confirmação para a mesa receptora de votos também pode ser feita presencialmente nos cartórios.
A nota, na íntegra:
ATENÇÃO: O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA (TRE-PB) INFORMA AO ELEITOR E A ELEITORA E AO PÚBLICO EM GERAL QUE CONSTATOU DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO UTILIZANDO O NOME DA JUSTIÇA ELEITORAL, EM QUE APARECEM E-MAIL E ENDEREÇO ELETRÔNICO QUE NÃO SÃO, DEFINITIVAMENTE, OS DA JUSTIÇA ELEITORAL.
A MENSAGEM ENVIADA, INCLUSIVE, SUGERE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DAS PESSOAS CONVOCADAS PARA TRABALHAR NAS ELEIÇÕES 2024.
DIANTE DE TAL REALIDADE, O TRE-PB ESCLARECE:
1 – A JUSTIÇA ELEITORAL DA PARAÍBA NÃO ESTÁ REALIZANDO CONVOCAÇÕES POR E-MAIL, NAS ELEIÇÕES 2024;
2 – O SITE HTTPS://TSE-JUS-BRASIL2024.ONLINE NÃO É, SEGURAMENTE, O ENDEREÇO ELETRÔNICO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), NEM DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA (TRE-PB);
3 – O TRE-PB REAFIRMA QUE AS MENSAGENS OFICIAIS DO TRIBUNAL SÃO ENVIADAS PELO WHATSAPP, EXCLUSIVAMENTE, PELO NÚMERO 83 3512-1500;
4 – O TRE-PB REITERA QUE, NAS MENSAGENS, NÃO PEDE DADOS BANCÁRIOS, FISCAIS OU OUTROS DE CARÁTER RESERVADO OU SIGILOSO.
POR FIM, EM CASO DE DÚVIDA, O TRE-PB ORIENTA O ELEITOR E A ELEITORA A PROCURAREM A SUA RESPECTIVA ZONA ELEITORAL.