+
Política

TV Câmara JP exibe documentário ‘Ódo Pupa – Lugar de Resistência’

Em entrevista a jornalista Edileide Vilaça, na Rádio Câmara FM (88,7 MHz), o responsável pela curadoria, Lúcio César, adiantou suas impressões sobre a obra

Nos dias 13, 14 e 15 de março, a TV Câmara JP exibe o documentário ‘Ódo Pupa – Lugar de Resistência’, de Carine Fiúza. A obra vai ao ar nesta quarta-feira (06), quinta-feira (07) e sexta-feira (08), sempre a partir das 21h, no programa Revista de Cinema Paraibano.

‘Ódo Pupa – Lugar de Resistência’ é um curta-metragem documental, desenvolvido em 2018, que tem como base discursiva a estruturação do racismo na formação política, social e cultural do Brasil. Partindo de uma visão pontual para abordar um tema mais amplo, o documentário aponta questões relevantes à problemática racial, correlacionando dados estatísticos à história de vida de dois jovens negros.

Na semana de exibição de cada obra, a jornalista Edileide Vilaça entrevista na Rádio Câmara FM (88,7 MHz) o servidor da Câmara de João Pessoa, Lúcio César, responsável pela curadoria das produções, para uma conversa sobre o filme da vez. As entrevistas vão ao ar nos sábados, ao meio dia, no podcast Acervo 88, e estarão disponíveis nas plataformas de streaming Deezer e Spotify.

“Estamos trazendo uma das mais representativas cineastas negras de nosso país e da Paraíba, com certeza. Ela é uma militante dentro dos movimentos sociais e negro. De Carine Fiúza, vamos exibir ‘Ódu Pupa – Lugar de Resistência. Esse filme é uma obra de 2018, mas ainda é muito atual, porque trata sobre tudo da segregação imposta aos negros jovens para ter acesso à educação, sobre a obrigatoriedade de largar os estudos para trabalhar muito cedo, além das condições de vida em comunidade e a questão da violência social”, destacou Lúcio César.

De acordo com o curador, a obra tem uma abrangência social e uma visão muito ampla sobre as problemáticas dos jovens negros no Brasil. “A Carine Fiúza tem um olhar muito apurado sobre essas questões. Sobretudo nós, que somos negros, sentimos como é complicado estar na rua e só pelo fato de estar andando você já ser percebido como uma ameaça em potencial”, revelou.

Ele ainda explicou que, durante o programa, há uma conversa com cada cineasta sobre sua relação com a arte do cinema para transformação da sociedade. “A diretora é fotógrafa e produtora, com produção bastante consolidada no cinema e em pesquisa sobre pessoa negra. Ela é mestranda do curso de cinema e pesquisa sobre a invisibilidade dos cineastas negros paraibanos”, assentiu.

Cinema na TV Câmara JP

Criado em 2017, o projeto Revista de Cinema Paraibano da TV Câmara JP foi retomado no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a passagem da data, a emissora exibe quatro produções de diretoras paraibanas. As produções estão sendo exibidas pela TV Câmara de João Pessoa, através do canal 6.2 (digital) e pelo canal 23 da Net (TV a cabo).

O primeiro conteúdo exibido nos dias 06, 07 e 08, foi o curta-metragem ‘O que os machos querem’, da diretora Ana Dinniz. Nos dias 20, 21 e 22 de março será a vez de ‘Cósmica’, da diretora de Ana Bárbara Ramos. Fechando o mês, será exibido o curta ‘Velhos tempos’, da diretora Kayline Almeida.

Damião Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.