UFPB anuncia edital do Fluxo contínuo de extensão (Fluex) para 2024-2025
Proex da UFPB Convida à Submissão de Propostas de Atividades de Extensão para Novo Ciclo Bienal
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), divulgou o edital para o Fluex 2024 – 2025. O programa estabelece critérios para o registro e execução de atividades de extensão na universidade, com ou sem a previsão de recursos financeiros.
Prof. Valdiney Gouveia, Reitor da UFPB, destacou o Fluex como uma iniciativa significativa da Proex para fortalecer a extensão universitária, realçando o investimento em recursos e a resposta às demandas de ações planejadas.
O Pró-reitor de Extensão substituto, Thiago Antônio Cavalcante, ressaltou a alteração para uma vigência bienal do Fluex, de 02 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025. Esta mudança visa facilitar a gestão e organização dos projetos de extensão, bem como a colaboração com outras instituições e a celebração de convênios.
As propostas devem ser enviadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) com pelo menos 15 dias de antecedência do início da atividade. As propostas passarão por validação e análise pela equipe da Copac da Proex.
O Fluex abrange várias modalidades de extensão, incluindo programas, projetos, cursos, oficinas, eventos, prestação de serviços e registro de produtos. Detalhes sobre cada modalidade estão disponíveis no edital.
Professores e servidores técnico-administrativos da UFPB estão aptos para registrar atividades no Fluex. Docentes visitantes, substitutos, voluntários e outros servidores também podem submeter propostas, seguindo os critérios estabelecidos no edital.
Uma condição para submissão de propostas é a inclusão de alunos voluntários nas equipes executoras, além da quantificação do público participante interno e externo.
Em 2023, a Proex registrou mais de 430 ações de extensão, incluindo cursos e eventos, demonstrando a importância do Fluex na formação acadêmica, profissional e cidadã dos estudantes da UFPB e seu impacto na sociedade paraibana.