Veja como funciona o IASS, que garante assistência médica aos servidores estaduais da PB
Instituto conta com laboratório, policlínica e centro de reabilitação, além de rede credenciada com 55 parceiros
Os servidores públicos estaduais têm à disposição uma ampla rede de assistência à saúde, com laboratório, atendimento ambulatorial em 15 especialidades e tratamentos em áreas como odontologia, psicologia e fisioterapia. Mensalmente, mais de duas mil pessoas utilizam os serviços gratuitos do Instituto de Assistência Integral a Saúde do Servidor da Paraíba (IASS), que antes da reformulação também era destinado ao gerenciamento da previdência dos servidores estaduais. Mas o IPEP-PB, o antigo Instituto de Previdência do Estado, não só mudou de nome, como também se tornou o único do país a oferecer esse tipo de benefício de forma gratuita, sem desconto ou sistema de coparticipação. “Os demais estados têm cobrança no contracheque do servidor”, destaca a diretora superintendente do IASS, Laura Farias.
Centenária, a instituição foi criada em 1913, na forma de associação de funcionários, com o objetivo de oferecer planos de previdência social e assistência integrada à saúde para o servidor paraibano. Embora muita coisa tenha mudado de lá para cá, inclusive após a reforma ocorrida entre os anos 90 e 2000, que culminou na criação do IASS – separando a saúde da previdência, a assistência ao servidor seguiu inalterada, mas com uma diferença importante: totalmente gratuita. Além de serem custeados pelo Governo do Estado, todos os serviços são prestados de forma direta, o que facilita o acesso ao benefício, como bem explica a diretora superintendente do instituto. “Quando você tem assistência à saúde direta, sem a necessidade de fazer nenhuma regulamentação, é mais fácil de trabalhar e o servidor tem mais acesso.”
Rede de assistência
Composta por unidades próprias e 55 clínicas conveniadas, a rede do IASS tem como missão proporcionar assistência completa aos servidores estaduais. Ela abrange cuidados preventivos, como exames e check-ups anuais, e medicina curativa, para tratar problemas de saúde já diagnosticados. Segundo Laura Farias, a diversidade de especialistas disponíveis é grande. “Temos um leque de opções de prevenção e medicina curativa muito bom. Geriatra para a melhor idade, ginecologista e urologista para homens e mulheres fazerem suas prevenções”, lista a superintendente. As especialidades médicas disponíveis incluem cardiologia, oftalmologia, gastroenterologia, mastologia, pediatria, endocrinologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, urologia, entre outras. O benefício é oferecido a servidores efetivos e seus dependentes, além de aposentados e pensionistas.
Para ter acesso, o interessado deve se dirigir a uma das agências de atendimento do IASS e realizar o credenciamento. Além de João Pessoa, onde está localizada a sede, há postos instalados nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Patos e Cajazeiras. Os documentos necessários são: carteira de identidade, contracheque e comprovante de residência. Já o agendamento pode ocorrer presencialmente ou pelos telefones (83) 3128-7063 e 3218-7064. Para mais informações acesse iass.pb.gov.br.
Exames laboratoriais, dentista e fisioterapia com pilates são destaques no IASS
O atendimento aos servidores estaduais também inclui a realização de exames de baixa, média e alta complexidades, incluindo eletrocardiograma, densitometria óssea, tomografia, ressonância e ultrassom, por meio da rede conveniada. No Laboratório de Análises Clínicas do IASS, localizado no Complexo de Saúde no bairro Treze de Maio, em João Pessoa, são realizados principalmente exames de sangue. Para se ter ideia, a média é de 3,5 mil procedimentos efetuados por mês. Laura Farias explica que as clínicas parceiras atendem os servidores diretamente no laboratório do IASS, garantindo a realização de até cem exames por dia. A coleta e entrega de materiais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.
Já no departamento odontológico da instituição, que funciona no prédio anexo da Superintendência Estadual, o servidor pode realizar diversos procedimentos, desde pequenas cirurgias até a extração de dentes. São oferecidos serviços nas áreas de endodontia, prevenção, periodontia e odontopediatria, entre outras. O atendimento acontece semanalmente, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde.
Outro destaque do Instituto de Assistência Integral a Saúde do Servidor da Paraíba é seu Centro de Reabilitação, onde o servidor paraibano tem à disposição uma série de especialidades ligadas à fisioterapia, como respiratória, neurológica e reumatológica, além da ortopédica e de trauma. Entre os tratamentos ofertados estão a cinesioterapia, que trabalha o corpo por meio de alongamentos, mobilizações e fortalecimentos; a mecanoterapia, com a utilização de equipamentos de terapia auxiliar como barra paralela e escada; e a eletroterapia, que utiliza correntes elétricas em diferentes intensidades e frequências.
Além disso, o instituto conta com pilates, o único do estado totalmente gratuito, para auxiliar nos tratamentos. “Este ano tivemos uma ampliação considerável na fisioterapia”, ressalta Laura. O centro está localizado no prédio da Policlínica, anexo à sede da Superintendência Estadual, e atende adultos e crianças mediante encaminhamento médico.
Foto: Divulgação/IASS
Republicação de texto de Priscila Perez, originalmente publicado no Jornal A União deste domingo, 7/7