Notícias urgentes

Veja o que funciona no feriado de 5 de agosto em João Pessoa e Campina Grande

O dia 5 de agosto não diz respeito somente ao aniversário da cidade de João Pessoa, mas à fundação da própria Paraíba. Assim foi decretado pela Lei Estadual no 10.601, sancionada em 16 de dezembro de 2015, o que propiciou o feriado em todo o estado.

As repartições estaduais da administração direta e indireta estarão fechadas, como também serão alterados os horários de funcionamento de bancos, comércio, escolas e shoppings.

Em João Pessoa, o feriado tem duplo significado. No mesmo dia, é também comemorado o Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana. Portanto, as repartições públicas municipais da cidade estarão fechadas, e haverá modificações no trânsito e no transporte público, devido à data comemorativa. De acordo com informações da Prefeitura de João Pessoa, funcionarão os serviços essenciais: hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, limpeza urbana e agentes de mobilidade urbana.

No dia do feriado, haverá uma programação especial do Museu da Cidade de João Pessoa, com oficina de realização audiovisual, às 9h30, visitas guiadas a cada meia hora — das 9h às 19h —, e apresentação de Cavalo Marinho e Raiz Cultural Mestre Zequinha, às 18h. Outro local que abrirá no feriado é o Parque Arruda Câmara (Bica), que terá uma programação especial, para celebrar a data.

Na terça-feira (6), o parque estará fechado para manutenção. As agências bancárias de toda a Paraíba fecharão na segunda-feira. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou ainda que as contas de consumo (água, energia, telefone) poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Em Campina Grande e Patos, repartições públicas municipais também serão fechadas.

Na Capital Em convenção coletiva realizada pelo Sindicato dos Comerciários de João Pessoa, ficou estabelecido que as lojas podem ser abertas em feriados, de forma geral — exceto no Dia do Comerciário, no Natal e no Ano Novo —, desde que se pague o valor estabelecido de R$ 60, mais valetransporte e folga posterior. Sobre a movimentação de trens, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou que não haverá viagens, nesta segunda-feira. Eles voltam a funcionar normalmente a partir das 4h52 da terça-feira até as 19h51. Em relação à Justiça, não haverá expediente no Tribunal de JusLojas podem ser abertas no feriado, desde que cumpram o estabelecido em convenção do Sindicato dos Comerciários tiça da Paraíba (TJPB), mas apenas o plantão judiciário. As agências dos Correios também estarão fechadas, em todo o estado, e retornarão no dia seguinte.

Os shoppings Mangabeira e Manaíra funcionarão normalmente, das 10h às 22h. No Tambiá, por sua vez, as lojas funcionarão das 12h às 20h, a Praça de Alimentação estará aberta das 12h às 21h, e o cinema seguirá o esquema normal de sessões.

Já no Mag Shopping, as lojas funcionarão das 9h às 21h, enquanto a Praça de Alimentação estará aberta das 10h às 22h, e o cinema funcionará de acordo com a programação.

No Shopping Sul, as lojas estarão abertas das 12h às 20h, enquanto a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h.

Já os mercados públicos abrem até o meio-dia, enquanto os shoppings populares estarão fechados.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai realizar a coleta domiciliar de resíduos sólidos, normalmente, no feriado. Haverá catação na faixa de areia e varrição na calçadinha da orla. Também será feita varrição nos principais corredores viários e parques.

Em Campina Grande

De acordo com a Câmara de Dirigentes Logistas de Campina Grande, o comércio da cidade funcionará normalmente, na próxima segunda-feira — embora o seu funcionamento seja facultativo, mediante pagamento do dia, folga e vale-transporte, como acertado em convenção coletiva.

No Shopping Partage, as lojas, quiosques, Praça de Alimentação e lazer funcionarão das 10h às 22h. A alameda funcionará das 11h às 23h, e o cinema, conforme programação. O Luiza Motta funcionará normalmente, das 9h às 20h. Já os parques da Criança e da Liberdade funcionarão com o horário de domingo, das 5 às 18h.

 

 

Matéria de Marcella Alencar e Maria Beatriz Oliveira para o Jornal A União deste sábado,3/8
Foto: Edson Matos/Arquivo A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.